Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

Eis porque os espargos mudam o cheiro da urina

A relação entre o consumo de espargos e a mudança do odor do xixi é já centenária. Mas sabe porque tal acontece?

Eis porque os espargos mudam o cheiro da urina
Notícias ao Minuto

09:00 - 05/05/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Curiosidades

Os espargos são um dos alimentos da moda. Nutritivos, saborosos e com poucas calorias, fazem as delícias de quem procura uma dieta equilibrada. Contudo, os espargos têm um efeito muito particular: mudam o odor do xixi.

Embora seja uma consequência normal, a mudança do cheiro é algo que inquieta algumas pessoas, talvez por não saberem porque é que tal acontece.

Mark Leyner e Billy Goldberg, autores do livro ‘Porque é que os homens têm mamilos’, explicam que os espargos possuem uma substância de enxofre que se chama metil-mercaptano, e que, quando se decompõe no sistema digestivo, provoca um odor intenso na urina. Mas, a mudança do odor acontece em todas as pessoas? Não, necessariamente.

Além do metil-mercaptano estar presente noutros alimentos e ser um dos causadores, por exemplo, do mau hálito, algumas pessoas têm no organismo uma enzima capaz de quebrar a ação deste componente, o que faz com que a urina não tenha um odor tão intenso e desagradável depois da ingestão do alimento.

Contudo, lê-se na Fox News, os espargos possuem ainda uma outra característica e que está na origem do mau cheiro da urina: a asparagina. Trata-se de um aminoácido que, quando é digerido, provoca o mau odor da urina.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório