Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Como melhorar a saúde mental em cinco passos

Sabia que uma em quatro pessoas vai sofrer de problemas psicológicos em algum momento da vida? Conheça formas de prevenção.

Como melhorar a saúde mental em cinco passos
Notícias ao Minuto

23:10 - 02/05/16 por Vânia Marinho

Lifestyle Mente

Depressão, ataques de pânico, distúrbios alimentares, transtornos obsessivo-compulsivos, etc, são doenças sérias e, de acordo com o instituto Mind, no Reino Unido, atingem mais pessoas a cada ano.

Além disso, a entidade avisa que as pessoas que sofrem de problemas psicológicos tendem a desenvolver outros problemas de saúde como obesidade ou doenças respiratórias. Por isso, nada melhor do que prevenir.

A revista Boa Forma lista cinco passos para conseguir melhorar já a sua saúde mental:

1. Deixe o perfecionismo de lado. É bom estabelecer meta e definir expectativas, mas lembre-se de que não atingir um objectivo não é sinónimo de fracasso. O perfecionismo pode trazer pensamentos negativos que não são nada amigos da saúde mental.

2. Mantenha-se ativo. Um passeio pelo jardim, uma corrida ao ar livre ou umas horas às compras são actividades que podem ajudar a diminuir a ansiedade, os sintomas de depressão e a melhorar o humor.

3. Arranje tempo para os outros. Ajudar um amigo, organizar um almoço de família ou apenas dizer obrigado ou que ama alguém são atitudes positivas que estimulam as áreas de recompensa do cérebro e que podem dar-lhe um propósito e mais auto-estima.

4. Medite. Segundo o Instituto Oxford Mindfulness, em Londres, meditar pode reduzir o stress e os sintomas depressão, facilitando ainda o processo de mudanças interiores.

5. Peça ajuda. O diagnóstico preciso em relação a doenças mentais só pode ser feito por um médico, um psiquiatra ou psicólogo. Por isso, não tenha vergonha de pedir ajuda se achar que precisa.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório