Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 12º MÁX 24º

Porque é que os ruivos parecem ser sempre mais jovens?

Não são apenas uma beleza rara, são uma beleza que faz disfarçar o passar dos anos. A ciência já sabe porque é que os ruivos parecem sempre mais jovens.

Porque é que os ruivos parecem ser sempre mais jovens?
Notícias ao Minuto

09:54 - 02/05/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Estudo

As pessoas ruivas parecem sempre mais jovens do que realmente são. Não é apenas uma boa consequência da sua beleza rara, é mesmo uma condição genética única.

Conta um estudo do Centro Médico da Universidade de Erasmus, na Holanda, que as pessoas ruivas possuem uma variante particular do gene MC1R, o que faz com que aparentem ser dois anos mais novas do que realmente são. Este gene (chamado de melanocortina 1) é o responsável pela cor da pele, dos olhos e do cabelo, e a variante em causa é conhecida como o ‘gene ruivo’, que causa ainda o aparecimento das tão comuns sardas.

Esta variante genética é notória independentemente da idade, do sexo e da quantidade de rugas que a pessoa possa ter, lê-se no The Telegraph. No seu estado ‘normal’ o gene MC1R tem um efeito positivo na reparação celular e dos danos do ADN, o que contribui para uma pele e aparência mais jovem.

Publicada na Current Biology, a investigação – que analisou 2,693 pessoas e contou ainda com a participação da Unilever – revela ainda que uma deficiência do gene MC1R está associada a uma maior sensibilidade ao sol, podendo aumentar o risco de cancro da pele. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório