Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 24º

Pessoas com pesadelos frequentes são mais criativas (e compreensivas)

Ninguém gosta de ter pesadelos, mas a ciência gosta de estudá-los. Eis o que já descobriu.

Pessoas com pesadelos frequentes são mais criativas (e compreensivas)
Notícias ao Minuto

09:13 - 02/05/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Curiosidades

Acordar sobressaltado, com medo e passar o dia a pensar naquilo que sonhou. Estes são alguns dos efeitos mais imediatos dos pesadelos. Mas há muito mais.

Segundo o psicólogo Michelle Carr, os pesadelos são uma reação a experiências negativas que aconteceram quando a pessoa estava acordada. Mas podem também ser uma forma de simulação de possíveis ameaças, em que o pesadelo serve para testar a capacidade de resposta.

Mas, em que medida os pesadelos interferem com a capacidade cognitiva das pessoas? Em 1980, Ernest Hartmann provou que as pessoas com mais pesadelos não são mais ansiosas ou medrosas, mas sim mais sensíveis e emocionis.

De acordo com uma investigação de três universidades do Canadá (2013), as pessoas que têm pesadelos com frequência são as mais compreensivas, uma vez que têm uma maior capacidade de espelhar o inconsciente de outras, criando uma maior empatia.

No ano passado, Carr foi mais além e conseguiu descobrir que as pessoas que mais vezes vivenciam pesadelos são as que têm uma maior capacidade criativa, tendo uma maior facilidade em pensar fora da caixa em tarefas de associações de palavras, como se lê na New York Magazine, que compilou as principais descobertas científicas acerca dos maus sonhos.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório