Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Dormir melhora a capacidade de adquirir conhecimento

Dormir não permite apenas repor energias e recuperar de alguns danos celulares. Dormir pode mesmo melhorar a capacidade de adquirir conhecimento.

Dormir melhora a capacidade de adquirir conhecimento
Notícias ao Minuto

09:20 - 30/04/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Ciência

Quando dormimos ocorrem “alterações bioquímicas que contribuem para eliminar informações menos relevantes, deixando espaço para novas aprendizagens”.

Diego García-Borreguero, director médico do Instituto de Investigações do Sono, em Madrid, revela ao Buena vida que dormir não permite apenas repor energias e recuperar de alguns danos celulares; dormir pode mesmo melhorar a capacidade de adquirir conhecimento.

“Durante o sono, o conteúdo da memória é codificado no hipocampo, uma estrutura cerebral que permite a utilização rápida mas que é altamente instável e susceptível ao esquecimento”, diz o especialista, explicando que “em repouso, estas memórias são transferidas para um tanque de armazenamento a longo prazo”, que é mais estável.

Mas García-Borreguero não é o único especialista que revela que é possível aprender a dormir. Também Susanne Diekelmann revela que dormir estabiliza memórias integradas, isto é, faz com que as mais antigas fiquem guardadas e não interfiram com a informação e memórias atuais. As memórias mais antigas ficam disponíveis sempre que necessário e sem que atrapalhem as mais recentes.

Reconhecer palavras de outra língua, identificar melodias e ter mais criatividade são algumas das capacidades que o sono faculta, diz a publicação, que salienta ainda que não há nada melhor do que dormir para lembrar onde ficou um objeto esquecido.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório