Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

Formigueiro nos pés ou nas mãos: eis sete causas possíveis

Porque nem sempre é normal e pode ser um sintoma de algum problema de saúde.

Formigueiro nos pés ou nas mãos: eis sete causas possíveis
Notícias ao Minuto

10:11 - 18/03/16 por Vânia Marinho com Elsa Pereira

Lifestyle Saúde

É normal sentir as mãos ou os pés dormente depois de ter dormido numa má posição ou de ter passado muito tempo com as pernas suspensas ou cruzadas. Mas se as suas sensações de dormência são muito frequentes e duradouras, é tempo de ir ao médico.

A revista Prevention falou com especialistas e listou as sete causas de dormência mais comuns. Confirme:

1. Um nervo comprimido no pescoço ou nas costas. Teve uma dor e sente um formigueiro a surgir desde o pescoço até aos braços ou das costas aos pés? Pode ter um nervo comprimido por causa de uma lesão, má postura ou uma condição subjacente como a artrite. Fazer fisioterapia ou tomar um fármaco pode ajudar, destaca o especialista Stanley Iyadurai.

2. Défice vitamínico. Se tem formigueiro em ambas as mãos, a falta de vitamina B12 pode ser a culpada. Provavelmente também se sente cansado e letárgico, e pode ter anemia. Se um teste de sangue confirmar este problema, suplementos de vitamina B12 ou injeções devem resolvê-lo.

3. Síndrome do túnel carpal. Escreve muito no computador ou no telemóvel? Os movimentos repetitivos ou vibrações podem acabar por comprimir um nervo no pulso e, por sua vez, provocar formigueiro nas suas mãos, diz Iyadurai. Um eletrocardiograma e ultra-som são normalmente utilizados para diagnosticar a síndrome do túnel carpal. Se é o seu caso, pode ter de alterar a sua forma de realizar as atividades diárias. Fisioterapia, anti-inflamatórios, e até mesmo cirurgia também podem ajudar.

4. Diabetes. Se sofre de diabetes ou de resistência à insulina (um percursor comum), os altos níveis de açúcar no sangue atuam como uma toxina nos nervos, podendo provocar a dormência nos pés e nas mãos. Mudanças no estilo de vida e fazer medicação podem ajdar a controlar o problema.

5. Estenose cervical ou raquidiana. Um estreitamento dos espaços no canal espinhal no pescoço ou na coluna vertebral pode exercer pressão sobre a medula e / ou raízes nervosas, provocando sensações de formigueiro, explica a neurologista Esther Young. Pode ser tratada com fisioterapia, injeções epidurais, ou cirurgia, dependendo da extensão do problema.

6. Hipotiroidismo. Uma tiróide subativa (com uma produção insuficiente ou mesmo inexistente de hormonas tiroideias) pode provocar formigueiro, bem como fadiga, sensibilidade ao frio, aumento de peso sem motivo aparente e perda de cabelo,

7. Esclerose múltipla. Se fica com fraqueza com as sensações de dormência ou formigueiro, além de sintomas como visão dupla, se é desajeitado ou tem problemas de controlo da bexiga ou do intestino, pode sofrer de esclerose múltipla, destaca Young. Uma ressonância magnética pode revelar as placas indicadoras ou cicatrizes no cérebro ou na medula que ocorrem com a esclerose múltipla. Há vários medicamentos para tratar os sintomas e retardar a progressão da doença.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório