Se é um bom funcionário, é dedicado, realiza as suas tarefas com exactidão e ainda se preocupa ir mais além, então está numa posição de pedir um reajuste do seu pagamento para compensar o seu esforço.
Mas nem sempre é fácil abordar esta questão cara a cara com o patrão mas seguindo algumas dicas importantes e evitando alguns erros comuns pode colocar-se no caminho para o sucesso. O site Bolsa de Mulher reuniu alguns:
1. Aborde esta questão pessoalmente. Evite mandar e-mails ou fazer negociações por telefone. Marque uma reunião com o seu chefe e seja direto e conciso no seu pedido.
2. Comece por destacar as suas conquistas dentro da empresa. Estas são as razões porque merece um aumento, deve dar-lhes destaque. Evite enrolar-se na conversa e tente mostrar a sua importância para a empresa.
3. Fale da acumulação de responsabilidades e das suas funções. Se trabalha há mais de um ano na empresa e nunca recebeu um aumento, mesmo tendo acumulado mais tarefas e adquirido mais responsabilidades, pode sentir-se confiante. Destaque que o pedido de reajuste se deve ao seu mérito e ao crescimento que fez na empresa.
4. Se uma empresa lhe fez uma proposta de salário mais interessante, pode mencioná-la ao seu chefe durante a negociação. No entanto, deve ser claro e objectivo para não parecer que está a fazer chantagem ou um leilão pessoal;
5. Se não sabe o aumento que deve pedir fique-se por um valor entre os 5 e os 20% do seu salário. Menos do que isso não compensa a conversa, e mais pode assustar o seu superior.
O que evitar quando pede um aumento?
1. Alegar que está a passar por dificuldades financeiras ou puxar motivos pessoais;
2. Fazer comparações com colegas para justificar o pedido. Pode não cair bem ao seu chefe e ele ainda pode dizer simplesmente que os seus colegas são mais competentes, o que não abona nada a seu favor;
3. Evite fazer este pedido num período em que a empresa está a mudar chefia ou a passar por momentos de crise;
4. Nunca mande indiretas sobre a sua insatisfação ou reclame do seu salário com seus superiores. É uma atitude deselegante e pouco profissional. Se acha que merece um aumento, seja direto e reúna-se com o seu chefe para discutir o assunto.