Como contém uma substância chamada curcumina, responsável pelo pigmento, o açafrão tem propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antimicrobianas.
Esta substância pode diminuir a irrigação sanguínea no tecido adiposo, enfraquecendo a reserva de gordura. Além disso, faz bem à pele e diminui o crescimento de bactérias e fungos que provocam doenças. A revista Boa Forma listou quatro boas razões para incluir açafrão na dieta.
1. Reduz a inflamação no organismo. Estudos mostram que esta substância aumenta a resistência das células aos danos oxidativos, além de reduzir os processos inflamatórios no organismo. O seu consumo inibe ainda o crescimento de bactérias, parasitas e fungos, que provocam doenças.
2. Protege o coração. O açafrão tem propriedades que previnem a acumulação de colesterol "mau", o que protege o coração. Além disso, a ciência descobriu que a curcumina reduz o risco de insuficiência cardíaca.
3. Reduz o risco de cancro. Embora os estudos estejam agora a começar, a capacidade de o açafrão poder prevenir ou tratar o cancro é relevante. Um estudo, realizado com voluntários com predisposição para a doença, revelou que a curcumina pode, de facto, evitar que a doença se desenvolva.
4. Previne a diabetes. Esta substância também pode prevenir a diabetes em desenvolvimento. Um estudo, feito com pré-diabéticos, incluiu o extrato de curcumina na sua dieta durante nove meses. Nenhum dos voluntários que recebeu as doses de curcumina desenvolveu diabetes tipo 2.