Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Alegria ou tristeza extrema. Não há coração que aguente

Felicidade q.b. Este é o ingrediente fundamental para a boa saúde cardíaca.

Alegria ou tristeza extrema. Não há coração que aguente
Notícias ao Minuto

09:22 - 07/03/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Estudo

Síndrome de Takotsubo. Mais concretamente, a consequência cardíaca causada pela emoção extrema. Ter emoções é bom, mas com peso e medida.

Diz um estudo suíço da Universidade de Zurique, publicado no European Heart Journal que momentos de alegria extrema ou tristeza profunda podem dar azo a esta doença, que provoca o enfraquecimento temporário dos músculos do coração, dando-se, com isso, uma deformação do ventrículo esquerdo.

A síndrome de Takotsubo provoca dores no peito e perda de fôlego, podendo, em casos mais graves, levar à morte.

O estudo

Depois de analisarem 1.750 pacientes com esta síndrome e residentes em nove países diferentes, os investigadores da universidade suíça deteraram que 485 dos participantes tinham desenvolvido a doença após episódios emocionais.

A grande maioria dos casos deveu-se a episódios de profunda tristeza, como a morte ou doença de alguém próximo. Contudo, os estudo detetou também que a alegria pode ser prejudicial.

Episódios de alegria extrema, como acontece em casamentos, festas ou nascimento de novos membros na família foram impulsionadores de 4% dos casos de síndrome de Takotsubo analisados.

O efeito real do ‘coração partido’

Esta não é, porém, a primeira vez que a ciência se debruça no efeito que as emoções têm na saúde. Este ano, uma equipa de investigadores de Amesterdão revelou que estar de ‘coração partido’ é uma situação real. Embora esta expressão não possa ser vista de forma literal, o corpo sofre mazelas que vão muito além das questões sentimentais. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório