Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Estudo revela porque é que dietas 'gordas' aumentam risco de cancro

Cientistas encontraram a molécula responsável pela interação.

Estudo revela porque é que dietas 'gordas' aumentam risco de cancro
Notícias ao Minuto

07:10 - 03/03/16 por Vânia Marinho com Elsa Pereira

Lifestyle Estudo

Estudo revela que a gordura faz com que as células-tronco precursoras do tumor proliferarem no intestino.

Um grupo de cientistas realizou estudos em ratos e conseguiu perceber o mecanismo biológico que faz com que alimentos gordurosos e nada saudáveis (também conhecidos como ‘junk food’) aumentem o risco de o intestino desenvolver cancro.

De acordo com a investigação, o consumo de gordura faz com que o intestino produza mais células-tronco - células versáteis responsáveis por regenerar a parede intestinal, que sofre desgastes constantemente.

As células-tronco são “indiferenciadas” e capazes de se tornar noutros tipos de tecido no organismo, uma qualidade que, por outro lado, também as coloca em maior risco de produzir tumores. Daí a ligação entre a gordura e o cancro.

"Uma dieta altamente gordurosa aumenta o número e a proliferação de células-tronco intestinais, que podem ser parcialmente responsáveis pelo aumento no número de tumores intestinais", escrevem os investigadores do estudo na revista Nature http://www.nature.com/nature/journal/v531/n7592/full/nature17173.html . O trabalho foi liderado por Semir Beyaz, do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts).

"É necessário fazer mais estudos para determinar se algumas intervenções alimentares ou farmacológicas viradas para as células-tronco intestinais poderiam manter a função intestinal saudável e reduzir a incidência de tumores", escreve Pere Puigserver, biólogo da Universidade Harvard, comentando a pesquisa de Beyaz.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório