Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Trabalha sentado o dia todo? Saiba o que deve fazer

Passar tantas horas sentado pode ser prejudicial para o corpo e para a mente. Eis algumas coisas que pode fazer para combater esses efeitos.

Trabalha sentado o dia todo? Saiba o que deve fazer
Notícias ao Minuto

08:28 - 12/02/16 por Vânia Marinho com Elsa Pereira

Lifestyle Dicas

Trabalha todo o dia sentado e em frente ao computador? Há coisas simples que pode fazer pelo bem da sua saúde e do seu bem-estar.

Para evitar dores nas costas e pescoço, problemas oftalmológicos e outros problemas de saúde, tente fazer estes oito ajustamentos simples à sua rotina:

1. Melhore a disposição do seu computador. Use uma base para portáteis ou coloque o monitor sobre revistas, por exemplo, de forma a que fique a olhar para ele de cima a no máximo um ângulo de dez graus no máximo – para evitar dores de costas e pescoço.

 2. Mantenha-se hidratado. Beber água é essencial para ter saúde, mas além de promover a perda a peso, uma pele mais bonita e mais energia, ter sempre água na secretária e ir bebendo irá forçá-lo a levantar-se mais vezes para encher a garrafa e, claro, ir à casa de banho.

3. Coloque um alerta. Seja no telemóvel ou no computador, programa um alarme a cada hora para se levantar, esticar as pernas e andar um pouco até à copa ou até a mesa de um colega, por exemplo.

4. Evite o elevador. Sempre que possível escolha as escadas. Já que passa tantas horas sentado, ao menos exercita um pouco o corpo e acelera o metabolismo ao subir e descer as escadas.

5. Exercite-se na secretária. De forma discreta tente dobrar e esticar as pernas de vez em quando ou rodar a cadeira para manter o corpo ‘ativo’.

6. Use letras grandes. Sempre que possível não force os olhos a ler letras muito pequenas. Aumento o tamanho da letra, vai facilitar-lhe a vida.

7. Pisque os olhos. Claro que é algo automático e que fazemos sempre mas visto que trabalha ao computador, deve fazê-lo mais vezes – até porque a luz do ecrã faz com que pisque os olhos um terço das vezes que piscaria noutras situações, fazendo com que os olhos fiquem secos e mais cansados.

8. Dê Descanso aos olhos. Se já passa o dia todo ao computador, tente não ir para casa e ligar logo a televisão ou ficar no tablet ou no smartphone. Faça uma pausa no tempo que passa em frente a ecrãs – a sua visão e o seu cérebro agradecem.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório