Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

B2RUN: contra o sedentarismo, correr, correr

Espírito de equipa, contacto e dinâmica. Tudo isto e muito mais ao longo de seis quilómetros junto ao Tejo e com a Meo Arena como meta. A B2RUN chega a Portugal já este ano e o Lifestyle ao Minuto falou com Gonçalo Uva, responsável pelo projeto.

B2RUN: contra o sedentarismo, correr, correr
Notícias ao Minuto

16:00 - 12/02/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Entrevista

Trazer a prática do exercício físico para as empresas portuguesas é um dos principais objetivos da B2RUN, a maior corrida empresarial que se estreia já a 15 de setembro em Lisboa.

Ao longo de seis quilómetros junto ao Tejo e com a Meo Arena como meta, a corrida que também pode ser caminhada pretende combater o sedentarismo das empresas nacionais e estimular o espírito de equipa, o contacto e a dinâmica empresarial. É a moda do ‘sweatworking’ a chegar a terras lusitanas e naquele “que pode ser um dos percursos mais espetaculares da B2RUN”.

Contra o sedentarismo, correr, correr

Em conversa com o Lifestyle ao Minuto, o responsável pela B2RUN em Portugal, Gonçalo Uva, explica que o evento pretende “usar o desporto para unir as pessoas, ainda mais no mundo empresarial”, cada vez mais responsável pela vida sedentária dos dias de hoje.

“Tem de haver um trabalho dentro das empresas a incentivar os colaboradores a deixarem o sedentarismo, que é um problema que não se resolve de um dia para o outro, mas têm de ser dados pequenos passos para chegar ao objetivo e nós acreditamos que a B2RUN é mais um passo nessa direção”, diz, destacando que “o evento acontece no ano olímpico” e, por isso, é o melhor momento para “incentivar e trazer o desporto para as empresas”.

“Sabemos o quão importante isso é e que o running está na moda”. Mas não é preciso apenas correr para suar pela empresa. “O evento é mais do que running, é running e caminhada e uma data de atividades que se vão passar no dia. Quem não gosta de correr pode fazer também parte do evento”, garante, explicando que foi selada a parceria com um ginásio com o qual “gostaríamos de ter uma aula de crossfit, que também está muito na moda, RPM, que tem sempre as aulas cheias, zumba e uma parede de escalada para os mais radicais”.

Um evento para todos (até mesmo para os mais preguiçosos)

Como o B2RUN é um evento de empresas, estão todos convidados a suar pela sua. “Queremos que seja um evento transversal e que inclua toda a gente, desde quadros superiores, aos intermédios, os estagiários, os técnicos de limpeza, toda a gente. E o running é bom para isso, para esta tendência do ‘sweatworking’. Queremos puxar os CEOs e administradores do campo de golfe para o running e juntamos os estagiários e os técnicos e temos um evento transversal”, refere.

Tratando-se de uma corrida, o fator competitividade irá marcar presença, mas Gonçalo Uva quer que a B2RUN explore o melhor lado da competição, “incentivando a boa competitividade” e mostrando que puxar por essa vontade de ser o melhor “pode ser benéfico para a própria empresa, em termos de produtividade e até mesmo para conhecer melhor os próprios colaboradores”.

Com a cultura empresarial portuguesa, Gonçalo Uva explica ao Lifestyle ao Minuto que “para empresas grandes” o evento pode ser uma “experiência na ótica de team building”. Já para uma empresa média ou pequena, a B2RUN será uma oportunidade para “networking e sweatworking, isto é, para dar a conhecer às outras empresas aquilo que faz e este evento é exatamente para isso, para esta interação empresarial”.

Mas a interação empresarial precisa de alguma dinâmica e é aqui que o pós-exercício entra.

“Queremos potenciar o convívio pós-corrida” e tal acontece com as várias atividades marcadas e com a presença de um DJ, que irá colocar música durante a entrega dos prémios. “Vai haver uma cerimónia dinâmica, que mantenha a fluidez do programa do evento. Vai haver convívio e comida”, destaca o também jogador de rugby.

“O que estamos a oferecer é um dia de empresa em que as pessoas estão juntas e estão a fazer uma data de atividade, a ouvir uma boa música. Acaba por ser um fim de tarde com a empresa”, afirma.

Quem não participa na corrida ou na caminhada, pode sempre adquirir o “bilhete de fã” e participar em todas as outras atividades do evento. O custo é de dez euros e o ingresso pode ser adquirido no próprio dia.

A B2RUN, que chega pelas mãos da agência nacional sports by tlc, estreia-se em Portugal a 15 de setembro, com Lisboa como primeiro palco da corrida. Para o ano, o evento vai a Norte com uma corrida no Porto agendada para maio e regressa a Lisboa novamente em setembro.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório