Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 16º MÁX 25º

O amor não é tudo. Saiba porque deve manter os amigos por perto

Pela sua saúde, escolha bem os amigos e mantenha-os por perto.

O amor não é tudo. Saiba porque deve manter os amigos por perto
Notícias ao Minuto

16:13 - 11/02/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Ciência

Um bom amigo tem um efeito tão benéfico para a saúde como uma corrida. Um bom amigo, dá tantos anos de vida como a alimentação saudável.

Ter amigos por perto – poucos e bons – é uma mais-valia social, física e emocional, sendo a saúde quem mais ganha com estas relações pessoais.

São vários os estudos científicos que alertam para a importância de manter os amigos por perto, especialmente quando se está numa relação estável e prazerosa (em que se tende a querer passar todo o tempo possível e imaginário apenas com a cara metade).

Em 1996, uma investigação da Universidade de Havard dava conta que a solidão faz crescer a olhos vistos a taxa de mortalidade e que a presença de boas amizades é a melhor forma de combater esta consequência.

Em 2015, a Universidade de Lisboa foi uma das instituições a estudar a importância da amizade. Também a Universidade de Rochester revelou a importância de manter os amigos por perto.

Já este ano, foi a vez da Universidade da Carolina do Norte (Estados Unidos) revelar que ter amigos dá saúde, literalmente.

A sensação de bem-estar, de presença, de compreensão e de pertença são os aspetos mais importantes de uma amizade e os que mais benefícios trazem à saúde.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório