Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Há um fator que poderá estar por trás das lesões em corredores

O runing está na moda e é uma das atividades mais benéficas para o corpo e para a mente, mas é também das que mais lesões provoca.

Há um fator que poderá estar por trás das lesões em corredores
Notícias ao Minuto

15:43 - 11/02/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Running

O número de pessoas que adere ao running é cada vez maior, assim como a variedade e frequência de provas nas várias cidades mundiais. O espírito de competição (e de concretização) leva muitas pessoas a intensificarem os treinos e a procurarem obter melhores tempos e maiores distâncias.

Mas, porque é que a corrida provoca tantas lesões?

Segundo os mais recentes estudos, diz o The Wall Stree Journal, são vários os fatores que podem provocar lesões em corredores: o tipo de passada, o calçado, o piso, o peso, a postura, a dieta, etc. Mas há um motivo que sobressai ainda mais: o impacto do embate do pé no chão, isto é, quando o calcanhar entra em contacto com o chão.

A conclusão surgiu depois de terem analisado uma série de corredoras de longa data com e sem lesões no seu histórico desportivo.

Ao longo de dois anos, os cientistas avaliaram a forma como as mulheres corriam e compararam os níveis e quantidades de lesões. Assim que cruzaram os dados, concluíram que as corredoras que tinham o pé mais leve – isto é, que não exercem um forte impacto no chão ao correr e não chegam (quase) a usar o calcanhar – eram as que menos lesões sofriam (algumas delas nunca tinham tido, sequer, uma lesão).

O impacto do pé na corrida é, por si só, um motivo de alerta, mas depende de outros fatores relacionados com esta modalidade, como o peso, a postura e o tipo de calçado – que pode interferir com a passada.

Clique aqui e saiba o que deve ter em conta na escolha dos ténis de corrida. Se preferir uns ténis minimalistas, veja aqui algumas recomendações.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório