Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

Dieta das celebridades? Não e os médicos explicam o porquê

Seja celebridade ou não, uma dieta nunca resulta da mesma forma em todas as pessoas.

Dieta das celebridades? Não e os médicos explicam o porquê
Notícias ao Minuto

12:00 - 11/02/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Cuidados

Devem ou não as pessoas seguir a dieta das celebridades? Não (de todo).

Segundo um grupo de especialistas dos hospitais espanhóis de Valência e Torrevieja, os riscos de imitar dietas são vários e, por vezes, graves, podendo colocar em perigo a saúde física e metal, principalmente quando as mudanças na alimentação não são acompanhadas ou aconselhadas por um especialista (o que não acontece com as ditas celebridades, que são seguidas pelos melhores especialistas dos seus países).

Ao site 20.minutos.es, a médica Carolina Perez dá a voz ao alarme dos médicos e explica que a grande maioria das dietas das celebridades são caracterizadas pelo “mínimo esforço” e “resultados rápidos”, o que é muito “tentador” mas que pode ser altamente prejudicial para a saúde, já que uma boa parte implica a restrição de grupos alimentares e de calorias.

Mas em que medida a dieta pode ser prejudicial? Esta alimentação de baixo teor calórico é “compensada pelo organismo com a destruição de proteína, causando uma significativa perda de massa muscular”, situação que se deve à carência de macronutrientes (como os hidratos de carbono e a gordura) e de micronutrientes (como as vitaminas e minerais).

Além da perda de massa muscular, estas dietas ‘milagrosas’ das celebridades podem causar fadiga, doenças metabólicas e cardiovasculares ou até mesmo danos no fígado e rins, lê-se na publicação.

Mas as consequências não são apenas a nível físico: este tipo de alimentação (e a sensação de fracasso por fazer igual a uma celebridade e não conseguir ter o seu corpo) pode aumentar os níveis de ansiedade, insónia e irritabilidade. Na pior das hipóteses – mas não menos frequentes – estão casos de anorexia e bulimia.

Surge, agora, a questão: porque é que a dieta resulta com as celebridades e não com outra pessoa qualquer?

Antes de mais, uma celebridade é uma celebridade, tem um vasto leque de médicos, especialistas, instrutores e técnicos de estética ao seu dispor e que, juntos, conseguem fazer com que os milagres aconteçam.

Mas mais relevante do que isso é o facto de que uma dieta não resulta da mesma forma em todas as pessoas. Como já tínhamos dito aqui, o sucesso de uma dieta depende não só do empenho de uma pessoa, mas também do seu organismo. Por isso, antes de se começar a imitar a dieta de um famoso ou que esteja na moda (impulsionada pelas redes sociais), o melhor é mesmo procurar a ajuda de um nutricionista.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório