Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Quando dizer 'não' e como fazê-lo sem ser rude

Está na hora de começar a abanar a cabeça na horizontal.

Quando dizer 'não' e como fazê-lo sem ser rude
Notícias ao Minuto

08:00 - 11/02/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Comportamento

Quantas vezes já disse ‘sim’ quando queria dizer ‘não’? Possivelmente muitas. Mas não está sozinho nesta incapacidade de negar.

A negação ainda é vista com maus olhos, com várias pessoas a não aceitarem uma nega ou com outras a serem incapazes de o fazer com medo de prejudicar relações. Mas a verdade é que anuir em tudo também não é a solução… de todo.

Segundo Susie Moore, instrutora de confiança, a melhor forma de ser capaz de dizer ‘não’ é olhando para a própria agenda. Apenas quando se tem noção do tempo disponível para atividades de lazer e prazer é que se deve fazer escolhas, riscando da lista todas as situações e convites que não são do agrado. Só assim se é capaz de dizer ‘não’ sem colocar o que quer que seja em causa.

Num artigo assinado no Huffington Post, a norte-americana dá algumas dicas para se dizer ‘não’ sem parecer rude ou mal-educado e para evitar mal-entendidos. No caso dos convites, por exemplo, não há nada como ‘falar com os próprios botões’ e tentar perceber se se tem ou não vontade e disponibilidade para ir. Nestes casos, a negação deve ser feita com um educado “obrigado pelo convite, mas não posso ir, desculpe”.

Quando o tempo (e a paciência) é escasso e se tem que escolher entre várias situações (como ir ao ginásio, arrumar a casa ou lanchar com amigos, por exemplo), a intuição é a melhor aliada. Diz a especialista que, às vezes, é importante a pessoa dar uma nega a si mesma.

E no trabalho, como se diz ‘não’? De acordo com a Forbes, o primeiro passo a dar é analisar bem a situação em causa e tentar perceber quanto tempo se tem e quanto tempo é necessário para realizar a tarefa na perfeição. Perceber se se tem capacidade e vontade para fazê-lo é igualmente importante.

Depois de dizer o ‘não’ – resposta que deve ser dada pessoalmente e nunca por emails e que deve ser clara e concisa, sem pormenores ou desculpas desnecessárias –, a revista sugere que se ofereça ajuda para a concretização da tarefa. Aqui, o melhor é mesmo perguntar como se pode ser útil no projeto, mostrando disponibilidade para colaborar, mas não para assumir a responsabilidade total.

Quando o ‘não’ surge porque já se tem um compromisso ou porque já estão em carteira vários trabalhos, o mais indicado é explicar que a decisão surgiu por uma questão de prioridades, não deixando, claro, de oferecer ajuda para a concretização do projeto proposto.

Como dizer não sem ser rude

O site The Change Blog dá a conhecer as melhores formas de dizer ‘não’ sem ser mal-interpretado.

Primeiro, começa-se por agradecer o convite/proposta/tarefa e, com a devida simpatia, nega-se a proposta, sugerindo uma alternativa – que pode ser um outro encontro ou uma pessoa mais indicada para a situação.

Quando a negação se deve à falta de tempo, é importante destacar que o ‘não é apenas momentâneo e que noutra altura será um sim. Porém, o site destaca ainda a necessidade de não apresentar desculpas e de não tentar negociar, uma vez que não se sabe se na próxima oportunidade se irá dizer um ‘sim’.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório