Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

Ciência revela porque é que a 'comida de plástico' não é saudável

Um grupo de investigadores identificou o mecanismo pelo qual as comidas processadas afetam a saúde.

Ciência revela porque é que a 'comida de plástico' não é saudável
Notícias ao Minuto

22:24 - 10/02/16 por Vânia Marinho com Elsa Pereira

Lifestyle Estudo

Um tipo de moléculas presente neste tipo de comidas pode ser responsável por aumentar o risco de doença arterial coronária e diabetes tipo 2.

Cientistas da Universidade de Leicester descobriram porque é que as comidas processadas (ou ‘comidas de plástico’) como hambúrgueres ou comidas pré-prontas são prejudiciais para o nosso corpo e podem assim ter aberto caminho para a criação de ‘comida de plástico’ mais saudável.

O estudo publicado na revista Nutrition, Metabolism and Cardiovascular Diseases sugere que são os altos níveis de umas moléculas prejudiciais chamadas ‘padrões moleculares associados a patógenos’ (PAMPs) que podem aumentar o risco de desenvolver problemas de saúde.

Sendo que estas moléculas não são detectadas em alimentos frescos mas são abundantes em ‘comida de plástico’ e alimentos processados como vegetais já descascados e partidos, molhos para massas e sanduíches, por exemplo.

Isto, como destaca os investigadores, sugere um rápido crescimento destas moléculas prejudiciais durante o processo de produção, quando os alimentos são partidos e refrigerados.

A equipa do Dr. Clett Erridge analisou voluntários que seguiam uma dieta pobre nestas moléculas PAMP durante uma semana e descobriu que tiveram vastos efeitos benéficos para a saúde.

Os níveis de glóbulos brancos diminuíram 11% (diminuindo portanto a inflamação, infeções e possíveis alergias no corpo), o colesterol ‘mau’ (LDL) caiu 18% (diminuindo assim o risco de doença coronária) e também perderam em média 0,6kg.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório