Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Foi o meu telemóvel que tocou?

Possivelmente não. Já ouviu falar em ‘som fantasma’?

Foi o meu telemóvel que tocou?
Notícias ao Minuto

13:22 - 09/02/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Estudo

Quantas vezes já pegou no telemóvel a pensar que o ouviu tocar ou sentiu a vibrar?

Esta sensação de ‘som fantasma’ existe e foi agora comprovada pela Universidade de Michigan, nos Estados Unidos. De acordo com a investigação, pensar que se ouviu o telemóvel a tocar é muito comum e extremamente frequente entre as pessoas mais inseguras e ansiosas.

Segundo Daniel Kruger, mentor do estudo, esta sensação de toque (que na verdade não existe) é, por seu turno, menor entre as pessoas que procuram afastar-se socialmente e que, por isso, não costumam dar valor aos dispositivos móveis.

Publicado na Cyberpsychology, Behavior and Social Networking, o estudo – que contou com a análise de 411 alunos da Universidade de Michigan – dá conta de um fenómeno a que chama ‘high ringxiety’ (uma mescla entre toque e ansiedade, mais concretamente ‘alta ansiedade pelo toque’, em tradução livre).

Entre os ‘sons fantasma’ que mais vezes levam as pessoas a pegar no telemóvel estão a vibração fantasma foi a mais comum (75% dos casos), seguindo-se as notificações fantasma e as chamadas fantasmas.

Para os investigadores, as pessoas que mais sofrem desta sensação de telemóvel fantasma são as que mais se sentem dependentes da vida social, em especial da vida social digital, ficando ansiosas à espera de novas notificações e até mesmo deprimidas quando não têm um feedback por parte dos ‘amigos’.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório