Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Quer uma confissão honesta? Deixe a pessoa dormir primeiro

Privar o sono aumenta a probabilidade de confessar algo que não se fez.

Quer uma confissão honesta? Deixe a pessoa dormir primeiro
Notícias ao Minuto

08:45 - 09/02/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Estudo

Nada como uma noite de sono para uma pessoa dizer a verdade, somente a verdade e nada mais do que a verdade. E isto porque a privação do sono aumenta 4,5 vezes a probabilidade de alguém confessar algo que não fez.

Esta é a conclusão de um estudo da Universidade de Michigan (Estados Unidos), que analisou o impacto do sono (e da falta dele) na capacidade de anuir com uma acusação falsa.

Para a investigação, participaram 88 voluntários, que tiveram que completar uma série de testes em computadores ao longo de oito semanas. O único requisito era não clicar na tecla ‘Esc’ (escape).

No último dia da fase de testes, metade dos inquiridos foi convidado a dormir oito horas. Depois, no dia seguinte, os voluntários foram confrontados com o facto de terem carregado na tecla ‘Esc’ pelo menos uma vez (informação que não era verdadeira em todos os casos).

Dos participantes que dormiram, apenas 18% confessou ter pressionado a tecla proibida, mesmo não o tendo feito. Contudo, entre os participantes que foram privados do sono, a taxa de confissão por algo que não fizeram subiu 50%, dando aos investigadores dados suficientes de que o descanso é fundamental para se obter uma reposta honesta.

A falta de sono foi ainda notória na hora de avaliar a própria inteligência, com os voluntários privados do sono a darem piores pontuações a si mesmos.

A investigação foi publicada na revista Proceedings of the National Academy of Sciences.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório