Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

Os perigos de roer as unhas

Dos intestinos à boca. Saiba tudo o que fica em causa sempre que rói uma unha.

Os perigos de roer as unhas
Notícias ao Minuto

08:40 - 08/02/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Saúde

Roer as unhas é um mau hábito, um vício que não só prejudica a estética das mãos como também pode ser altamente nocivo para o corpo.

Em causa, explica uma investigação da Universidade de Medicina de Wroclaw (Polónia, 2014), está a imensidade de germes e bactérias que se encontram nas unhas e nos dedos e que entram em contacto com o organismo.

Sim, o mal não está no ato de engolir as unhas, mas sim em todos os ‘seres’ que lá habitam – que são altamente prejudiciais para a boca e para os intestinos, podendo causar infeções.

Contudo, o ato de roer as unhas tem também um impacto estético significativo, uma vez que toda a estrutura da unha muda: fica mais pequena e mais larga, com pequenos ferimentos à volta e por vezes um vermelhão e inchaço constante.

Depois de falar com alguns especialistas, o El País listou as cinco piores consequências do vício de roer as unhas (e o melhor é tirar o dedo da boca enquanto lê):

1. Lesões nos dedos – Além das pequenas feridas junto às cutículas, o hábito de roer as unhas pode ainda reduzir a sensibilidade em torno da unha, o que aumenta o risco de hemorragia, pois a mordidela tende a ser mais agressiva. A permanência de feriadas e a continuidade do hábito pode dar origem a infeções (caracterizadas pelo aparecimento de pus) ou até mesmo de verrugas, que podem ser um meio de transporte do herpes na presença do vírus.

2. Infeções intestinais – As bactérias existentes nas unhas e que são ingeridas quando se coloca o dedo na boca provocam a propagação de parasitas intestinais, dando origem a infeções (que no caso das crianças podem ser graves).

3. Desgaste dos dentes – roer as unhas provoca microtraumas nos dentes, uma vez que desgasta o esmalte. Além disso, este hábito pode ainda causar um esforço intenso (e desnecessário) dos dentes.

4. Alterações da mandíbula – A posição forçada da mandíbula para morder as unhas pode causar alterações na articulação temporomandibular, lê-se na publicação.

5. Gengivas inflamadas – O ato de morder as unhas pode ainda causar inflamações nas gengivas, que, na pior da hipótese, podem dar azo a hemorragias e má respiração.

Se róis as unhas, tem aqui os melhores truques para acabar com esse hábito.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório