Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Exercício aumenta probabilidade de sobreviver após enfarte

A recomendação é feita por um estudo da Universidade John Hopkins.

Exercício aumenta probabilidade de sobreviver após enfarte
Notícias ao Minuto

22:52 - 05/02/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Saúde

A prática de exercício físico ao longo da vida aumenta em 40% a probabilidade de sobreviver a um enfarte. Esta é a conclusão de um estudo da Universidade John Hopkins, publicado no dia 1 no jornal especializado Mayo Clinic Proceedings.

Segundo a investigação – que contou com a participação de cientistas do Sistema de Saúde Henry Ford, também nos Estados Unidos – quanto maior for a escala de aptidão da pessoa, maior é a probabilidade de sobreviver a um ataque cardíaco.

O estudo

Para a investigação, foram analisados 70,000 pacientes, que realizaram, entre 1991 e 2009, um teste ergométrico. Dos 70,000 pacientes, os investigadores focaram-se numa amostra de 2,061, que corresponde ao número de participantes que sofreram um ataque cardíaco após o teste.

Para medir a aptidão física dos participantes, os investigadores recorrem ao equivalente metabólico, que varia de um (sentado) a 12 (corrida). Nesta escala inclui-se ainda números referentes à caminhada, ao jogging e ao salto à corda, outras atividades cardiovasculares.

Depois de cruzarem os dados, os investigadores norte-americanos concluíram que os pacientes com melhor pontuação (entre 10 a 12) tinham uma maior probabilidade (40%) de sobreviver um ano após o ataque cardíaco.

Exercício e coração

Um estudo da Universidade de Newcastle comprovou, no ano passado, que um regime de sessões curtas mas de exercício intenso conseguem reparar danos relacionados com o sistema cardíaco em apenas 12 semanas.

Também em 2015, uma investigação do Centro de Cancro de Vanderbilt-Ingram, em Nashville (Estados Unidos) revela que a atividade física na adolescência é crucial para a boa saúde na idade adulta.

E se quer um coração mais saudável, siga estas sugestões.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório