Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Após quantas horas se deve mudar o tampão?

A maioria das embalagens recomenda entre quatro a oito horas. Mas será este o período mais adequado para manter o tampão?

Após quantas horas se deve mudar o tampão?
Notícias ao Minuto

19:10 - 05/02/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Mulheres

Conhecido por ser mais prático e cómodo, o tampão ganha adeptas pelo facto de aguentar uma boa quantidade de fluxo, evitando manchas indesejadas.

Mas, será que as mulheres sabem quanto tempo devem estar com o mesmo tampão?

A pergunta foi colocada pelo site Bustle, que revela que a maioria das embalagens aconselha uma mudança entre quatro a oito horas.

Mas esta diferença temporal – de quatro horas – levou a jornalista Gabrielle Moss a perguntar a uma especialista por quanto tempo deve um tampão ser usado.

Jennifer Caudle, médica de família e docente na Universidade de Rowan, começa por defender que o corpo de cada mulher é diferente e, por isso, o tempo que deve manter o tampão pode variar.

Contudo, salienta que o período colocado nas embalagens é “razoável”, mas que devem ser usados tampões com menor absorção, para não se correr o risco de passar demasiadas horas com o mesmo – o que pode levar ao aparecimento da síndrome do choque tóxico, que pode ocorrer mais facilmente quando são usados tampões com uma grande absorção.

Quanto aos riscos de contrair infeções devido ao uso de tampões, a ciência ainda não conseguiu chegar a um consenso. Embora não existam evidências científicas de que o risco de infeção aumenta quando se urina ou se faz cocó com o tampão sem o mudar, o mais indicado é mesmo mudá-lo, evitando que bactéricas fecais possam entrar em contacto com o tampão.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório