Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Há uma doença oftalmológica que afeta 355 mil portugueses

Chama-se degenerescência macular e apesar de afetar inúmeros portugueses só é conhecido por 2% da população.

Há uma doença oftalmológica que afeta 355 mil portugueses
Notícias ao Minuto

15:00 - 03/02/16 por Vânia Marinho com Elsa Pereira

Lifestyle Estudo

Segundo dados da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia, a degeneração macular da idade (mais conhecida como envelhecimento da retina) afeta cerca de 355 mil portugueses. E apenas 2% da população conhece esta doença que se assume, atualmente, como a causa mais comum de perda de visão em pessoas acima de 55 anos.

Todos os anos surgem cerca de 50.000 novos casos e a consequência mais grave pode ser a cegueira.

O tratamento com cura total é ainda difícil, e até mesmo impossível, nas formas mais avançadas da doença.

É essencial fazer um diagnóstico precoce, mas um estudo recente acaba de demonstrar que as medicinas alternativas podem dar uma resposta mais eficaz que as medicinas ocidentais.

Divulgado pelo Centro de Terapias Chinesas em comunicado, este estudo - que durou um ano e que envolveu 42 doentes com idade média de 77 anos - acaba de provar que a estimulação de microcorrente em pontos de acupuntura à volta dos olhos, pode melhorar a acuidade visual de doentes com degeneração macular de retina.

Após três meses de tratamento diário, duas a três vezes ao dia, 86% dos doentes mostraram uma significativa melhoria na acuidade visual, igual ou superior a duas linhas, e 7% dos doentes, melhorias correspondentes a uma linha.

"A degenerescência macular da idade é já a principal causa de cegueira nos países ocidentais. Em Portugal, a sua incidência e prevalência tem vindo a aumentar devido ao envelhecimento geral da população e ao aumento das situações implicadas no seu aparecimento como o tabagismo e o histórico familiar”, destaca a Dra. Chen, Diretora do Centro de Terapias Chinesas.

“(…) na maioria dos casos, a degenerescência macular afeta apenas um dos olhos. O outro olho acaba por compensar a perda de visão, e o doente não se apercebe da doença, o que atrasa o seu diagnóstico, e consequentemente, diminui a possibilidade de eficácia dos tratamentos ocidentais”, continua a especialista.

Através deste estudo, destaca a Dra. Chen “comprovamos que as terapias alternativas podem, e devem, constituir uma alternativa de tratamento credível para este problema que pode levar a uma cegueira irreversível".

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório