Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Nova era da oncologia: tratar menos é a solução

A redução da terapia tem sido a solução encontrada em alguns casos específicos de cancro.

Nova era da oncologia: tratar menos é a solução
Notícias ao Minuto

23:50 - 26/01/16 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Saúde

Na era da oncologia moderna, há uma forma de tratamento que se destaca. Ou melhor, uma forma de não tratamento.

Conta o site da revista Veja que a redução do tratamento em alguns casos ou até mesmo o não tratamento de todo do tumor são duas das opções tidas actualmente em conta na nova conduta médica.

Optar por não tratar é a solução em alguns tipos de cancro em fase inicial ou de lesões que ainda não portam a devida gravidade da doença (e devida necessidade de tratamento).

Segundo a revista, este novo procedimento vai contra os ideais de tratamento do cancro e que incluem a aniquilação de todo e qualquer sinal cancerígeno do corpo. Contudo, não faltam exemplos de casos em que não foi a doença que matou o paciente, mas sim a cura (leia-se os tratamento excessivos e agressivos anti cancro).

“Muitas mulheres ficaram curadas com os avanços tecnológicos dos últimos anos, mas outras tantas receberam tratamentos agressivos sem necessidade”, disse o médico Antonio Frasson, do Hospital Albert Einstein, em São Paulo.

O cancro da mama é um dos exemplos mais expressivos de como o tratamento pode ser penoso para a mulher, tendo um recente estudo questionado o verdadeiro benefício da radioterapia no tratamento no tratamento do carcinoma mamário in situ.

Estima-se que até 75% dos pacientes com cancros inofensivos, como é o caso do carcinoma in situ, estejam a ser submetidos a doses exageradas de terapias, o que pode debilitar a saúde em geral e agravar o cancro.

Esta nova era da medicina oncológica não se quer ficar apenas pelas tentativas de não tratamento. Quer mesmo mudar a forma como a Medicina, a Ciência e a sociedade olham para a doença. E o primeiro passo já foi dado: um grupo de médicos dos Estados Unidos propôs, num artigo publicado no JAMA Oncology, a reclassificação dos tumores menos graves. O objetivo é que em vez de receberem o nome cancro, passeem a ser chamados de ‘lesões indolentes de origem epitelial’.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório