Ir almoçar ou jantar fora é um dos programas preferidos das pessoas e são muitas as que preferem experimentar novos sabores e locais. Mas, por vezes, nem sempre se comportam da melhor forma.
E para prova-lo está o depoimento de Adam Roberts que, ao Huffington Post, listou tudo aquilo que jamais se deve fazer num restaurante.
1. Sentar-se numa mesa que não gosta. Ficar alocado a um local escuro, barulhento e que absorve todo o cheiro da cozinha contra a vontade é um erro. As pessoas têm todo o direito de pedir uma mesa mais confortável, contudo, podem ter que esperar por uma vaga.
2. Pedir ao empregado que escolha a refeição. Por muito que o funcionário saiba quais são os alimentos mais frescos, o cliente deve sempre ter em conta o desejo e os seus gostos pessoais na hora de fazer um pedido.
3. Não tirar dúvidas. Quando se visita um restaurante temático ou com pratos denominados de ‘à chefe’ ou ‘com molho especial’ é importante perguntar quais os ingredientes escondidos nesses nomes, sob a pena de pedir um prato com um alimento que não se suporta.
4. Fazer os pedidos trocados ou exagerados. Pedir primeiro o prato principal, depois uma entrada ou uma salada, o digestivo e somente no fim a sobremesa é um erro. Além disso, pedir ‘tudo’ o que apetece pode ainda fazer com que se desperdice comida desnecessariamente.
5. Pedir uma garrafa de vinho quando os copos são a melhor opção. Num jantar de grupo e mesmo que todos queiram vinho, nem sempre a garrafa é a melhor escolha, uma vez que a probabilidade dos pratos servidos serem diferentes entre si é elevada.
6. Colocar sal depois de provar a comida. Quando se está num restaurante conceituado ou requintado, corrigir o tempero do prato pode ser uma ofensa.
7. Pedir que um elemento da cozinha venha à sala para se explicar. Perante o pedido de um prato com um alimento que não é do agrado (ou de que se é alérgico), pedir que um elemento da cozinha venha à sala para se explicar pelo sucedido é um erro, uma vez que se deve tentar saber o que cada prato contém antes de o pedir, tal como diz o ponto 3.
8. Ir à casa de banho segundos antes de ser servido. O risco de comer o prato frio e deste não ser do agrado aumenta.
9. Dividir a sobremesa. Pedir duas sobremesas diferentes para uma mesa e comer metade de ambas pode ser visto como uma indelicadeza nos restaurantes mais requintados. O melhor é optar por uma sobremesa que ofereça vários sabores.
10. Não revelar o descontentamento. Quando o serviço não é bom ou a comida não está bem confecionada, é importante revelá-lo ao funcionário que o está a servir. É um favor que se faz ao restaurante, mas é importante ter em conta o tom em que a queixa é feita.