Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

Mitos e verdades sobre a alimentação

Especialista revela que a ordem em que ingerimos os alimentos não influencia o número de calorias ingeridas mas que, a combinação correta de certos alimentos pode contribuir bastante para a nossa saúde.

Mitos e verdades sobre a alimentação
Notícias ao Minuto

13:40 - 07/12/15 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Nutrição

Desmistificar algumas ideias sobre a alimentação e aprender a ‘casar’ melhor os alimentos são algumas das chaves para ter uma alimentação saudável.

Diego de Olmedilla, autor de 'Adelgaza con el Método Thinking', explica a importante diferença entre ‘ser’ e ‘estar’ gordo, desconstrói alguns mitos sobre a alimentação e explica qual é a chave para seguir uma alimentação saudável que promova o bem-estar ou até a perda de peso, se for o caso.

Como destaca o El Confidencial, uma primeira verdade fundamental: é bom misturar. É na variedade que está o gosto e os benefícios. Além disso, e contrariando algumas crenças populares, o organismo está preparado para digerir todos os tipos de alimentos numa mesma comida.

Por exemplo, ao comer massa com carne, as proteínas da carne ajudam a retardar a absorção das farinhas. Se engorda ou não, isso depende das porções.

O especialista destaca ainda que a fruta não fermenta no estômago, independentemente de ser ingerida antes ou depois da refeição. O mesmo acontece com a água, defende o especialista, ainda que admita que se beber antes da refeição pode ajudar a controlar o apetite e prolongar a saciedade.

O que importa é o que come e não quando o come. As calorias têm o mesmo efeito no corpo, sem que sofram qualquer influência pelo momento em que são consumidas.

O especialista recomenda que se mantenha o ritmo alimentar regular, fazendo entre quatro a cinco refeições diárias com doses equilibradas de proteínas, hidratos de carbono, gorduras e vitaminas. E evitar ao máximo o jejum uma vez que não comer apenas provocar descontrolo e desejos alimentares.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório