Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

O inverno pode fazer mal à sua saúde. E não estamos a falar de gripe

Além do frio e da chuva, esta estação traz as celebrações em família, que podem elevar bastante os níveis de stress.

O inverno pode fazer mal à sua saúde. E não estamos a falar de gripe
Notícias ao Minuto

08:34 - 02/12/15 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Saúde

Entre horários preenchidos, antecipação das férias, pressões para oferecer os presentes certos e os deveres de receber as festividades em família, o Natal e o Ano Novo podem elevar os seus níveis de stress.

O stress típico desta época pode também ter um impacto na sua saúde física. Os investigadores descobriram que os ataques cardíacos mortais e as síndromes aumentam durante esta época, com picos durante os dias de Natal e de Ano Novo.

Mas além das festividades, também o frio não é grande ‘amigo’ do coração. O site Mind Body Green listou os três problemas de saúde relacionados com o coração mais típicos desta altura do ano.

1. Arritmias. As arritmias cardíacas irregulares costumam ocorrer bastante durante os dias festivos – frequentemente em pessoas jovens e saudáveis depois de passarem vários dias a beber mais de três a quatro bebidas alcoólicas. Esta condição pode ainda ser agravada pelo stress, pela ingestão de comida em excesso, pela desidratação, falta de sono ou ingestão de demasiado sódio.

Se sentir batimentos cardíacos extra no peito durante uns segundos pode estar a sofrer desta condição, que deverá passar à medida que o álcool ‘deixa’ o seu corpo.

2. Síndrome de Raynaud. Condição que afeta o fluxo sanguíneo nas extremidades do corpo humano — mãos e pés, assim como os dedos, nariz, lóbulos das orelhas — quando submetidos a uma mudança de temperatura inferior ou stresse. As suas extremidades ficam brancas ou azúis ou sente picadas nas mãos e nos pés. Na maioria dos casos, é mais um desconforto do que uma condição séria, mas se tiver estes sintomas com muita frequência deve falar com o seu médico.

3. Prolapso da válvula mitral. Este é um problema de coração muito comum onde as abas da válvula mitral não se fecham adequadamente. A maioria das pessoas não se apercebe de que tem esta condição, que é geralmente inofensiva. Esta condição também está muitas vezes associada aos ataques de pânico.

Apesar de os problemas de coração parecem assustadores, geralmente não põem a sua vida em causa. Tentar gerir os níveis de stress e manter-se alerta para estas condições será a melhor forma de se manter saudável nesta época.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório