Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Quem visita Aveiro valoriza a Ria enquanto os residentes destacam o Moliceiro

Um estudo do Instituto Superior de Contabilidade e Administração da Universidade de Aveiro (ISCA-UA) revela que os visitantes valorizam mais a ria como ponto de interesse, enquanto os residentes apontam o barco moliceiro como principal atrativo.

Quem visita Aveiro valoriza a Ria enquanto os residentes destacam o Moliceiro
Notícias ao Minuto

18:34 - 01/12/15 por Lusa

Lifestyle Turismo

O estudo, a que a Lusa teve hoje acesso e que será oficialmente apresentado dia 10, foi feito através de um questionário online e entrevistas de rua, realizados entre 30 de setembro e 18 de outubro, num total de mais de mil inquiridos.

Tendo como universo-alvo residentes na cidade de Aveiro e pessoas em visita ou que já tenham visitado a cidade, o estudo resulta do tratamento dos dados obtidos em 670 inquéritos válidos à população residente e 401 a visitantes, sendo as margens de erro associadas às amostras de 3,8% e 4,9% respetivamente, com um nível de confiança de 95%.

Dos resultados destaca-se a conclusão de que, para os visitantes da cidade, a ria surge como o principal ícone de Aveiro, registando 26,2% dos visitantes inquiridos, seguida pelos moliceiros com 23,4%.

Quando questionados os residentes, o cenário inverte-se, uma vez que para estes o principal ícone da cidade é o barco moliceiro, registando 24,9% dos residentes inquiridos, seguindo-se a ria com 23,9%.

Outra conclusão é a de que, tanto para residentes como para visitantes, os ovos-moles e a Universidade de Aveiro surgem em terceiro e quarto lugar do ranking, respetivamente.

O estudo, intitulado "Aveiro em duas perspetivas", foi realizado no âmbito do Curso de Especialização Tecnológica (CET) em Marketing e Inovação para Pequenas e Médias Empresas, com o objetivo de "produzir informação de apoio que permita traçar linhas estratégicas futuras de marketing para a cidade de Aveiro".

Ana Cristina Estima, diretora do curso, do estudo fez parte do levantamento da área digital de todas as comunidades virtuais, blogs, sites e portais existentes em Aveiro, assim como a identificação dos principais pontos de interesses para os residentes e visitantes da cidade de Aveiro e a caracterização da população visitante.

O projeto, que se circunscreveu apenas à cidade de Aveiro, foi conduzido pelos docentes Ana Carolina Carvalho, Bernardo Marques e Pedro Costa.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório