Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 15º

Como ajudar uma criança a lidar com a morte de um animal

O animal de estimação é o amigo mais fiel de uma criança e a morte do seu amigo de quatro patas pode ser um momento bastante traumatizante.

Como ajudar uma criança a lidar com a morte de um animal
Notícias ao Minuto

19:00 - 01/12/15 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Pets

A morte de um animal de estimação é sempre um momento de dor e tristeza numa família, mas a verdade é que são as crianças quem mais sofrem.

Vivenciar a perda do amigo de quatro patas pode ser traumatizante e um momento difícil de ultrapassar pelos mais novos, principalmente quando ainda são demasiado pequenos para compreender a morte.

Nestes casos, cabe aos pais ajudarem os filhos a lidar com a morte do animal de estimação, diz o site Portal do Dog, listando alguns truques que prometem atenuar a dor dos mais novos.

Independentemente da reação da criança – que pode variar entre raiva, tristeza, isolamento, dúvida, curiosidade – é importante o pai e a mãe mostrarem que estarão sempre presentes, sempre disponíveis para esclarecer, amparar e lembrar o animal.

Ser honesto na hora de revelar a morte é o mais importante, sendo necessário, claro, adaptar o discurso à idade da criança. O importante é não a induzir a erro e não criar ilusões, como a possibilidade de o animal voltar. Diz ainda a publicação que é preciso ter cuidado com os eufemismos: dizer que o cão ou o gato “foram dormir” pode dar origem a um medo ou fobia em adormecer.

Fazer um funeral ou uma cerimónia de despedida pode ajudar a criança a lidar com a morte do animal, assim como plantar uma árvore no local em que foi enterrado.

Lembrar os momentos de felicidade que o animal proporcionou e guardar um ou outro objeto a ele associado (como uma trela ou brinquedo) são outros dos truques dados pelo site, que aconselha ainda que os pais criem um álbum de fotografias do animal com as crianças.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório