Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 24º

Depressão aumenta risco de morte de doentes com cancro da mama

Estudo revela que as mulheres com cancro da mama e que sofrem de depressão têm 45% mais probabilidade de morrer do que as pacientes que não estão deprimidas.

Depressão aumenta risco de morte de doentes com cancro da mama
Notícias ao Minuto

07:02 - 01/12/15 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Estudo

Um estudo que seguiu 77.173 doentes com cancro da mama durante uma década descobriu que os pacientes que também sofrem de depressão tinham 45% mais probabilidades de morrer do que os doentes que não estavam deprimidos.

Os médicos alertam para que as mulheres falem com os especialistas falem sobre os seus sentimentos para que consigam ultrapassar o aumento do risco de mortalidade dramaticamente aumentado pelo seu estado emocional.

Os investigadores do King’s College de Londres suspeitam que isso se deve ao facto de os pacientes com cancro que ficam deprimidos terem tendência para seguir uma estilo de vida menos saudável e para terem mais dificuldade em aceitar um tratamento que lhes pode salvar a vida, reporta o Daily Mail.

Os cientistas apontam ainda que o stress crónico também pode reduzir a probabilidade de recuperação destes doentes.

Mesmo depois de terem em conta fatores que podem afetar a sobrevivência destes pacientes – como a idade a que o cancro foi detetado, o estágio do cancro ou a situação económico-financeira do paciente – as mulheres deprimidas continuavam com muito menos hipóteses de sobreviver ao cancro.

A investigadora que liderou este estudo, Elizabeth Davies, sublinha que apesar de a tristeza e a depressão serem “reações compreensíveis ao diagnóstico de cancro da mama”, é “importante que as mulheres sintam que podem falar sobre estes sentimentos e que não se sintam culpadas por terem dificuldade em lidar com a tristeza ou depressão.”

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório