Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Segredo para o sucesso desportivo pode estar numa colher de açúcar

Cientistas dizem que deitar uma colher de açúcar numa garrafa de água é mais eficaz do que as bebidas energéticas.

Segredo para o sucesso desportivo pode estar numa colher de açúcar
Notícias ao Minuto

09:46 - 01/12/15 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Estudo

Substituir algumas bebidas energéticas por uma colher de açúcar dentro de uma garrafa de água pode ajudar a tornar o exercício mais fácil para maratonistas e outros atletas de longas distâncias. É o que sugere um estudo da Universidade de Bath.

Isto porque o açúcar de mesa contém sacarose, e não glicose não, como muitas bebidas energéticas, afirmam os especialistas. A sacarose é mais fácil de absorver pelo corpo e verificou-se que facilita o exercício físico.

A dose recomendada para exercícios que durem mais de duas horas e meia é de 90g de açúcar por hora, sendo que cada 8g deve ser diluído em 100ml de água, explica o Daily Mail.

Os investigadores da Universidade de Bath dizem que deitar uma colher de açúcar numa garrafa de água antes de um grande evento físico pode ser a diferença entre o sucesso e o falhanço.

No estudo que realizaram e que foi publicado no American Journal of Physiology - Endocrinology & Metabolism os investigadores analizaram o impacto do exercício físico de resistência nos níveis de glicogénio do fígado.

A equipa testou várias bebidas para perceber como é que os diferentes hidratos de carbono poderiam ajudar a prevenir o declínio do glicogénio do fígado e o cansaço.

O investigador que liderou esta pesquisa sublinha que “os hidratos de carbono guardados no nosso fígado são vitais no que toca ao exercício de resistência uma vez que ajudam-nos a manter um nível de açúcar no sangue estável.”

“O nosso estudo mostrou que ingerir hidratos de carbono durante o exercício pode prevenir a diminuição das reservas de hidratos de carbono no fígado, mas não no músculo. Descobrimos ainda que o exercício parece mais fácil quando os atletas ingeriam sacarose em comparação com a glucose. Isto sugere que, quando o objetivo é maximizar a disponibilidade de hidratos de carbono, a sacarose é provavelmente uma melhor fonte de hidratos de carbono para ingerir do que a glicose”, remata o investigador. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório