Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 15º MÁX 22º

Elixir da longevidade pode estar em medicamento para a diabetes

Cientistas dizem que um medicamento de uso corrente contra a diabetes poderá ajudar-nos a viver até aos 120 anos.

Elixir da longevidade pode estar em medicamento para a diabetes
Notícias ao Minuto

20:28 - 30/11/15 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Estudo

De acordo com um grupo de cientistas, a metformina já deu provas de que é capaz de retardar o envelhecimento em zebras e há alguns indícios nesse sentido recolhidos entre doentes diabéticos. Os testes em humanos vão começar no próximo ano

A metformina, droga de uso corrente contra a diabetes tipo 2, poderá ser a chave do futuro elixir da longevidade e do antienvelhecimento, segundo acreditam cientistas de diversas instituições envolvidos no projeto que irá arrancar com ensaios clínicos no inverno de 2016, nos Estados Unidos.

Como reporta o Daily Mail, os cientistas estão a angariar fundo e a tentar recrutar cerca de três mil pessoas, com idades entre os 70 e os 80 anos, que possuem o risco ou têm cancro, problemas cardíacos e demência, para os ensaios no âmbito do projeto ‘Lutando Contra o Envelhecimento com Metformina’.

Os cientistas acreditam que a metformina pode aumentar a esperança de vida fazendo-nos chegar aos 120 anos, acabar com doenças como Alzheimer e Parkinson, e fazer com que um septuagenário seja tão saudável quanto um quinquagenário.

A metformina aumenta o número de moléculas de oxigénio libertadas em cada célula, o que parece contrariar o enfraquecimento e deterioração que ocorre durante a divisão em novas células.

Investigadores belgas efetuaram testes com zebras e descobriram que a droga, para além de retardar o seu envelhecimento, também tornava os animais mais saudáveis.

No ano passado, um estudo da universidade britânica de Cardiff constatou também que os doentes diabéticos que tomavam o medicamento viviam mais cerca de 15% do que aqueles que não possuíam a doença. Um dado “intrigante” que os investigadores consideraram então que deveria ser pesquisado em testes alargados efetuados em população saudável.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório