Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Engenheiro português quer reinventar os 'jeans'

“Os FYT Jeans adaptam-se perfeitamente aos movimentos e características de cada corpo, sendo totalmente confortáveis sem sacrificar o estilo”.

Engenheiro português quer reinventar os 'jeans'
Notícias ao Minuto

19:06 - 30/11/15 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Inovação

Miguel Carvalho, investigador e professor de Engenharia Textil na Universidade do Minho, lançou uma campanha crowdfunding no Kickstarter para reinventar as calças de ganga.

“Usamos calças de ganga há mais de um século e elas conseguem ser confortáveis e sexy – mas só se estivermos de pé. Ora, o nosso estilo de vida atual faz-nos estar sentados, em média, mais de nove horas por dia, seja no carro, a comer ou ao computador. E quando não estamos sentados, precisamos de nos mexer, dobrar, baixar. Ao fazê-lo, a maioria dos ‘jeans’ acumula tensão em pontos de inflexão, como as ancas e os joelhos, o que causa má circulação, fadiga muscular e dor”, explica em comunicado enviado à redação do Notícias ao Minuto.

E conclui: “o formato e volume do nosso corpo mudam com o movimento mas a roupa que usamos não está desenhada para se adaptar.”

Foi em 2011, quando Miguel Carvalho se tornou professor convidado no MIT, nos EUA, que conheceu Elazer Edelman, médico cardiologista, diretor do Centro de Engenharia Biomédica do MIT e diretor do Centro de Ciências da Saúde e Tecnologia da Harvard Medical School. Juntos, passaram os anos seguintes nos laboratórios científicos destas reputadas universidades a estudar engenharia têxtil e anatomia.

Usaram scanners 3D, imagens termográficas e sensores termodinâmicos para medir tensão, pressão e temperatura com diferentes posições do corpo. A partir desta informação, desenvolveram umas calças de ganga que reduzem até 90% a compressão e minimizam a concentração localizada de temperatura e pressão, explica o mesmo comunicado.

A marca criada chama-se FYT Jeans e ambiciona conquistar, num mês, um mínimo de 30 mil euros para financiar o arranque da produção destinada à Europa e aos EUA.

“Os FYT Jeans adaptam-se perfeitamente aos movimentos e características de cada corpo, sendo totalmente confortáveis sem sacrificar o estilo”, resume Miguel Carvalho.

“Neste momento, estamos focados em angariar financiamentos no Kickstarter para começar a produção. Só na Europa, cerca de 400 milhões de pares deste ícone da moda são vendidos todos os anos. Cada adulto tem, em média, cinco pares de ‘jeans’. As oportunidades são imensas”, afirma Miguel Carvalho, citado no mesmo comunicado.

Apesar da startup estar baseada em Cambridge, a produção será feita em Portugal. Os fundadores esperam começar a fazer entregas gratuitas na Europa e nos EUA antes do fim do ano.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório