Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Esqueça (quase) tudo o que leu sobre o vinho e a cerveja

Os estudos científicos sobre os benefícios de determinadas bebidas não passam, afinal, de um largo investimento feito pelas indústrias.

Esqueça (quase) tudo o que leu sobre o vinho e a cerveja
Notícias ao Minuto

17:30 - 27/11/15 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Cuidados

A cerveja não engorda w faz bem ao colesterol. O vinho previne as cáries e melhora a memória. Soa a familiar? Possivelmente sim. Trata-se das conclusões de alguns dos muitos estudos feitos acerca dos alegados benefícios do vinho e da cerveja.

Mas a verdade é uma. Muitas das investigações feitas acerca de determinadas bebidas – como as alcoólicas ou açucaradas – não passam, na verdade, de investimentos feitos pelas respetivas indústrias, conta a AFP. Foi o que aconteceu recentemente com a Coca-Cola, que pagou um ‘bom dinheiro’ para que fosse realizado um estudo a dizer que a bebida não é prejudicial à saúde.

No caso das bebidas alcoólicas, lê-se no site El Comodista, as conclusões do estudo rementem sempre para o consumo (três cervejas fazem isto, dois copos de vinho aquilo), o que, por si só, deveria ser logo motivo de desconfiança. Além disso, destaca a publicação, o álcool faz parte dos potenciadores do cancro desde 2012, por isso, o seu consumo dificilmente será benéfico.

Mas, afinal, como é que é possível saber se estamos ou não perante um estudo científico credível? Olhando com atenção para quem o fez – se foi um organismo mundialmente conceituado, uma universidade ou uma empresa, neste último caso é de desconfiar – e para a abordagem teórica e prática que foi levada a cabo, se por via de inquérito, experiência ou levantamento de dados, diz a publicação.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório