Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

O seu chefe é mau profissional? Saiba porquê

Um profissional excelente ascende ao cargo de chefe e passa a ser um incompetente? Ciência diz que o sistema laboral está viciado e que os melhores deixam de o ser quando ascendem na hierarquia.

O seu chefe é mau profissional? Saiba porquê
Notícias ao Minuto

12:08 - 27/11/15 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Carreira

Chama-se ‘princípio de Peter’ e pode ser a explicação para o seu chefe ser tão mau profissional.

Este conceito parte do princípio de que “todo o empregado tende a ascender até chegar ao seu nível de incompetência”. É assim que o sociólogo canadiano, Lawrence J. Peter, que popularizou ‘princípio de Peter’ descrevia o sistema laboral que é o atual.

Hoje em dia, no que toca ao sucesso e satisfação laboral, supõe-se que um trabalhador tenha a oportunidade de subir de posto na empresa, ganhando mais responsabilidades mas também mais dinheiro.

Mas, como destaca o El País, esta pode ser a razão por que há tantos superiores nas empresas que são, de facto, incompetentes.

Como descrevia Lawrence J. Peter, “Com o tempo, todo o posto tende a ser ocupado por um empregado que é incompetente para desempenhar as suas obrigações.”

O ‘princípio de Peter’ baseia-se na ideia imperante de que uma carreira satisfatória consiste em subir postos numa hierarquia sem entender que cada escalão requer capacidades específicas.

Por exemplo, destaca o El País, um artista brilhante, de prestígio internacional, não tem por que ser um grande ministro da Cultura.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório