Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Usa os eletrodomésticos da cozinha corretamente?

As coisas que faz mal com os eletrodomésticos da cozinha e que podem pôr em causa a conservação dos alimentos e a ‘saúde’ da sua carteira.

Usa os eletrodomésticos da cozinha corretamente?
Notícias ao Minuto

08:33 - 27/11/15 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Dicas

Guarda o leite na porta do frigorífico? Passa os pratos por água antes de os colocar na máquina de lavar a loiça? Saiba por que estes e outros hábitos estão errados.

A rubrica El Comidista, do jornal espanhol El País, partilhou os erros mais cometidos no que toca à relação entre humanos e eletrodomésticos.

Por descuido, mas muitas vezes por ignorância não fazemos a melhor utilização dos aparelhos que temos na cozinha, o que nos pode levar a desperdiçar comida, energia, água e muitos euros.

Antes de mais saiba que não deve guardar o leite na porta do frigorífico, uma vez que é a zona menos fria. Use esta área para guardar molhos, bebidas ou manteiga, por exemplo.

Os enchidos, as frutas e as verduras também não devem ser guardados nas primeiras prateleiras do frigorífico mas sim no fundo, uma vez que não precisam de muito frio para se conservarem.

Há ainda alimentos que não devem ir para o frigorífico, como as bananas, o tomate, o ananás e o abacate. Batatas, cebolas, alhos e pão também não precisam de ser refrigerados. Bem como o chocolate, exceto em alturas de muito calor.

Também não deve colocar comidas quentes no frigorífico uma vez que sobe a temperatura do aparelho, fazendo com que gaste mais energia mas também aumentando o risco da propagação de bactérias na sua comida. Ter o frigorífico muito cheio também faz com que seja mais difícil manter a temperatura fria, porque o ar não circula.

Ficar com a porta do frigorífico aberta enquanto pensa no que é que vai tirar para comer também resulta no gasto desnecessário de energia e de dinheiro. Pense antes de abrir a porta.

Ao passar os pratos por água antes de os colocar na máquina de lavar a loiça estará a gastar cerca de 12 litros de água por minuto. Rapar bem os restos de comida será suficiente.

É daquelas pessoas que está sempre a abrir o forno para ver como está a ficar a sua comida? Saiba que cada vez que abre a porta a temperatura do forno desce entre 25 e 50 graus, o que não é bom nem para o seu gasto de energia nem para o que está a cozinhar. Ligue a luz do forno para poder ver bem sem precisar de abrir a porta.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório