Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 23º

Fim das injeções de insulina pode estar a chegar

Cientistas descobriram um tratamento que pode restaurar a produção de insulina e assim acabar com a necessidade de as pessoas com diabetes tipo 1 terem de injetar-se diariamente com insulina.

Fim das injeções de insulina pode estar a chegar
Notícias ao Minuto

19:38 - 26/11/15 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Saúde

Um grupo de cientistas californianos descobriu que injetar milhares de milhões de células imunes no corpo repara a produção da insulina. Os investigadores dizem que o tratamento durou um ano e que esta descoberta pode representar uma grande mudança para o bem-estar das pessoas que sofrem de diabetes tipo 1 e que têm de injetar insulina diariamente.

A diabetes tipo 1 é uma condição com que muitas pessoas vivem ao longo de toda a sua existência. Dá-se quando há excesso de glicose no sangue porque o corpo não a consegue usar corretamente.

A insulina é a hormona segregada por células do pâncreas que quebra o açúcar no sangue. As pessoas saudáveis têm milhões de células t reguladoras que impedem o sistema imunitário de atacar as células produtoras de insulina no pâncreas.

No entanto, as pessoas com diabetes tipo 1 não têm células t regeneradoras em número suficiente para proteger o pâncreas, e por isso este é ‘atacado’ e deixa de conseguir produzir insulina suficiente. E é por isso que a maioria das pessoas que sofrem desta diabetes tem de se injetar com insulina várias vezes ao dia.

Mas isso pode estar prestes a acabar. Um grupo de cientistas californianos descobriu que as células t regeneradoras podem ser removidas do corpo e multiplicadas cerca de 1500 vezes em laboratório para depois serem repostas na corrente sanguínea. Assim elas conseguiram proteger normalmente as células produtoras de insulina, como reporta o Telegraph.

Estes cientistas realizaram um ensaio clínico com 14 pessoas (entre os 18 e os 43 anos, recentemente diagnosticadas com diabetes tipo 1) e descobriram que este tratamento é seguro e que os seus resultados podem durar até 12 meses.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório