Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Com ou sem sutiã?

A moda pede a ‘libertação’ dos seios, a ciência estuda os impactos do uso de sutiã.

Com ou sem sutiã?
Notícias ao Minuto

16:05 - 26/11/15 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Mulheres

O sutiã é a peça feminina mais íntima, mas das que menos consenso consegue. Se umas mulheres adoram sentir-se ‘seguras’ com o uso de sutiã, outras anseiam pelo momento de liberdade.

Usar sutiã é um hábito centenário e desde o seu aparecimento que a ciência tem estudado em que medida o seu uso pode, ou não, interferir com a saúde mamária.

Para já, lê-se no El País, não existe qualquer evidência científica de que o uso diário de sutiã esteja diretamente ligado ao aparecimento de cancro da mama.

Sabe-se, porém, que o sutiã é uma forma de manter os seios protegidos e ‘direitos’, evitando que percam a firmeza e se tornem flácidos. Contudo, dizer ‘não’ ao sutiã também é possível, embora se deva ter em conta o tamanho e o peso do peito – quanto maior e mais pesado, mais desconfortável e prejudicial é.

“Existem dados fiáveis sobre o benefício de usar sutiã em casos de gigantomastia [crescimento anormal e excessivo das mamas], pois a mulher melhora a dor dorsal e lombar”, que surge devido ao tamanho e peso do peito, explica o médico estético Sergio Fernández.

O uso de sutiã é ainda recomendado para as mulheres que praticam desporto de alto impacto, como a corrida e o salto. Nestes casos, a escolha deve recair em sutiãs adequados à modalidade.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório