Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Minho já serve novos ícones da gastronomia local

Cerca de 200 restaurantes do distrito de Viana do Castelo já estão a servir os dez novos ícones da gastronomia local, um por cada concelho daquela região, criados no âmbito do programa ‘Prove Taste Alto Minho’.

Minho já serve novos ícones da gastronomia local
Notícias ao Minuto

19:31 - 25/11/15 por Lusa

Lifestyle Iniciativa

"Nós hoje apresentamos a quem visita o Alto Minho que fazem uma boa combinação entre tradição e modernidade, e é isso que os visitantes procuram", afirmou o responsável da Associação Portuguesa de Hotelaria, Restauração e Turismo (APHORT), Condé Pinto.

O ‘Prove Taste Alto Minho’ pretende "dar visibilidade e reconhecimento à gastronomia do Alto Minho, através da dinamização de um projeto que promova os novos sabores da gastronomia local e regional, procurando desenvolver em cada concelho um novo prato que seja um símbolo da gastronomia local".

Os dez novos pratos, resultado de cerca de um ano de trabalho, promovido pela Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho, em parceria com APHORT, foram apresentados hoje, em Ponte de Lima, na sede da estrutura que integra os dez concelhos do distrito de Viana do Castelo.

"Conseguimos combinar nestes dez pratos elementos da tradição e da cultura da região, produtos locais, alguns esquecidos e inovação", sustentou Condé Pinto.

Espetada do Brutus, de Ponte de Lima; Cachena à Recontro, de Arcos de Valdevez; Bife de Presunto, de Melgaço; Lombelo à São Jorge, de Monção; Naco à Terras da Nóbrega, de Ponte da Barca; Robalo à Bela Marinheira, de Caminha; Bacalhau à Viana; Veado à Dom Dinis, de Vila Nova de Cerveira; Bacalhau à Contrasta, de Valença; e Segredos do Celeiro, de Paredes de Coura, são as novas propostas gastronómicas.

"Dizemos com algum atrevimento que se iniciou aqui a nova gastronomia do Alto Minho que dentro de 50 anos será considerada a gastronomia tradicional dessa época", afirmou Condé Pinto.

O responsável adiantou que em 2016, o número de restaurantes envolvidos pela esta iniciativa pode chegar aos 250.

"A gastronomia é muito importante, em primeiro lugar, para o mercado de proximidade, que se desloca por causa da gastronomia mas também o mercado estrangeiros porque os turistas quando regressam aos seus países levam da gastronomia uma imagem muito melhor do que quando chegaram", disse.

O secretário executivo da CIM do Alto Minho, Júlio Pereira, sublinhou que "os novos pratos resultaram de um trabalho conjunto, que não envolveu apenas dos municípios mas que foi desenvolvido com os restaurantes, e com as principais associações que intervêm no território".

Questionado pelos jornalistas, O chefe José Vinagre, responsável pela consultoria do programa, escusou-se a eleger a melhor proposta.

"Falar num prato podia melindrar outro. Estão todos arrolados. Uns têm uma característica outros têm outra, uns têm uma história, outros têm outra", apontou.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório