Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Portugueses jantavam em família. Agora jantam a olhar para o ecrã

Inquérito online promovido pela Iglo junto de cerca de 4.500 portugueses revela dados preocupantes. Não só em termos sociais como também no plano dos hábitos alimentares.

Portugueses jantavam em família. Agora jantam a olhar para o ecrã
Notícias ao Minuto

17:10 - 25/11/15 por Anabela de Sousa Dantas

Lifestyle Inquérito

A hora de jantar sempre foi uma 'hora sagrada' da cultura portuguesa caracterizada, regra geral, pela reunião da família onde o convívio e a partilha de experiências são aprofundados. Costumava ser assim...

Agora, os portugueses escolhem jantar com a atenção colada à televisão ou ao telemóvel. Um estudo revela que 98% dos portugueses janta, pelo menos, cinco vezes por semana com a televisão ou telemóvel ligados.

Estas conclusões foram retiradas de um inquérito online promovido pela marca Iglo junto de 4.469 portugueses, de Norte a Sul do país, com uma média de agregado familiar de três pessoas.

De acordo com os dados enviados ao Notícias ao Minuto, os portugueses sentem agora necessidade de estar atentos ao telemóvel ou ao televisor durante a hora de jantar. Este hábito não tem só efeitos no campo das relações entre as pessoas, também influi na área dos comportamentos alimentares.

Zélia Santos, presidente da Associação Portuguesa de Dietistas (APD) e membro do Conselho Executivo do Movimento 2020, esclarece que "o momento da refeição deve ir muito além da sua função nutricional, dada a conotação social e cultural que a alimentação" tem nas vidas dos portugueses.

"Cozinhar e conviver à mesa, na companhia de familiares e amigos, fomenta o bem-estar e cria condições para uma alimentação correta e consistente. Por exemplo, a mesa é o cenário ideal para passar às crianças a importância de fazer uma alimentação equilibrada e criar apetência pelas escolhas mais saudáveis", acrescenta a responsável.

Desta forma, e face aos resultados do inquérito promovido pela Iglo, "ao ritmo a que se vive, a hora de jantar torna-se no momento privilegiado para as famílias se reunirem e conversarem".

"Ao ocupar espaço com o telemóvel ou a televisão, há uma probabilidade acrescida de estarmos a tornar a refeição numa ingestão indiscriminada de alimentos e a perder o prazer do convívio, que é um dos conceitos em que assenta a Dieta Mediterrânica", termina Zélia Santos.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório