Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Preconceito é o maior obstáculo no combate à Sida

Celebra-se a 1 de dezembro o Dia Mundial de Luta Contra a Sida,

Preconceito é o maior obstáculo no combate à Sida
Notícias ao Minuto

11:46 - 01/12/15 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Saúde

Charlie Sheen trouxe a Sida novamente ao centro das atenções. O ator norte-americano confessou no mês passado ser seropositivo e a internet encheu-se de comentários, teorias, ideias, dúvidas e… preconceito.

E é esse mesmo preconceito o principal entrave ao combate ao vírus que ataca o sistema imunológico do corpo e pode levar ao desenvolvimento da Sida. Quem o diz é o vice-coordenador do Programa de Sida das Nações Unidas (Unaids), o brasileiro Luiz Loures, citado pela BBC.

Hoje, 1 de dezembro, celebra-se o Dia Mundial da Luta Contra a Sida, uma data que merece destaque e que deve servir de mote para a divulgação de mais informações acerca da doença.

O Núcleo de Estudos da Infeção ao VIH da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) defende, num comunicado enviado às redações, um reforço do papel dos cuidados de saúde primários (CSP) no tratamento e acompanhamento dos doentes infetados com VIH, em particular os mais idosos, faixa etária que tem representado um aumento da infeção.

E quanto aos cuidados de saúde primários, estes podem atuar em duas áreas: “primeiro na área da prevenção e diagnóstico precoce da infeção por VIH, mas também ter uma maior participação no seguimento partilhado dos doentes”, explica Telo Faria, internista e coordenador do Núcleo da Doença VIH.

Quanto à doença em si e ao que se pensa sobre ela, Telo Faria destaca que “é preciso ter em conta que tem características de cronicidade, como a Diabetes mellitus e a hipertensão arterial”, lê-se na mesma nota enviada.

Em Portugal, a Infeção por VIH apresenta valores elevados em termos de prevalência e termos de incidência, sendo que o primeiro revela uma proporção de 1 infetado em 140 pessoas, e o segundo de de 13.1 infetados por 100 mil pessoas.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório