Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Cultivar bactérias saudáveis no intestino é o segredo para perder peso

A grande maioria das dietas promete uma perda de peso eficaz, mas a verdade é que são poucas as que o conseguem fazer de forma saudável.

Cultivar bactérias saudáveis no intestino é o segredo para perder peso
Notícias ao Minuto

08:00 - 25/11/15 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Dieta

Com a chegada do novo ano, são muitas as pessoas que começam a planear uma nova dieta para o ano que se avizinha. Umas pretendem deixar de comer pão ao pequeno-almoço, outras comprometem-se a banir os hidratos de carbono enquanto há quem queira excluir todo o tipo de gorduras da alimentação.

Mas serão estas dietas à base do índice glicémico eficazes? Possivelmente não, diz Tim Spector, professor no King College de Londres. De acordo com este especialista, o segredo para uma perda de peso eficaz e saudável está no cultivo de bactérias saudáveis no intestino.

E qual a boa notícia? Este cultivo de micróbios é feito com a ingestão de alimentos ricos em polifenois… como o chocolate negro e o vinho tinto, lê-se no Daily Mail.

O estudo do professor britânico defende que as dietas à base do índice glicémico – e que sugerem que o arroz, massa e batata sejam substituídos por leguminosas – são eficazes em animais e pessoas com Diabetes, não havendo ainda evidências científicas do sucesso em pessoas saudáveis.

E esta não é a primeira vez que as bactérias intestinais assumem um papel protagonista na saúde. Também este ano, novos estudos associam a concentração destes microrganismos com uma melhor resposta à imunoterapia e pode explicar porque é que alguns pacientes respondem melhor do que outros a este tratamento inovador.

Alimentos que proporcionam o cultivo de bactérias intestinais:

Uvas, cereja, laranja, limão, maçã, amora, morango, mirtilo, ameixa e damasco são frutas ricas em polifenois.

Este componente pode ainda ser encontrado em alimentos como couve, couve-flor, tomate, alho, cebola, espinafre, repolho, rabanete, nabo, beterraba e ainda em sementes oleaginosas (castanhas, nozes, amendoins, amêndoas, pistacho).

As ervas aromáticas e especiarias como alecrim, manjericão, gengibre, canela, açafrão, curcuma, colorau são também potenciadores do cultivo de bactérias intestinais, tal como alguns sumos de fruta, o chá verde, o chá branco e o vinho tinto. Todos os chocolates com mais de 65% de cacau são igualmente benéficos.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório