Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Esta é a ciência do sorriso

Sorrir é uma das expressões faciais mais comuns em todo o mundo e das formas de comunicação mais apreciadas pelos povos.

Esta é a ciência do sorriso
Notícias ao Minuto

16:12 - 23/11/15 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Estudo

‘Sorria, está a ser filmado’. O letreiro que comummente se vê nas lojas e supermercados fazem, por si só, sorrir. Mas, afinal, o que é o sorriso?

O sorriso é uma expressão facial, um sinal de felicidade, de agrado e de prazer. Sorrir faz relaxar e reduz o stress, mesmo quando o sorriso é forçado os níveis de cortisol diminuem e a sensação de bem-estar aumenta.

Esta foi a conclusão de um estudo levado a cabo pelos psicólogos Tara Kraft e Sarah Pressman, lê-se no Huffington Post.

O estudo

Numa primeira fase da investigação, um grupo de participantes foi convidado a sorrir suavemente, a sorrir ‘de orelha a orelha’ ou a manter uma expressão neutra.

Depois deste teste do sorriso, conta a publicação, os participantes tiveram que realizar uma série de tarefas stressantes e simultâneas, enquanto a frequência cardíaca e os níveis de stress de cada um deles eram medidos.

E o resultado foi surpreendente: os participantes que sorriram apresentaram menores níveis de stress e uma frequência cardíaca normalizada depois de realizarem as tarefas. E quanto mais ‘de orelha a orelha’ foi o sorriso – mesmo que forçado – menos era o stress apresentado.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório