Cada pessoa, o seu organismo e a sua capacidade de atingir os objetivos de uma dieta. Não vale a pena aderir ao plano alimentar de um amigo ou às receitas de outro, o sucesso de uma dieta varia de pessoa para pessoa.
Mas existe alguma forma de saber se ‘aquela’ dieta irá resultar? Sim. Eran Elinav e Eran Segal, do Instituto de Ciência de Weizmann, desenvolveram um algoritmo que determina a eficácia de uma dieta consoante o organismo de cada pessoa.
O estudo
Conta o Business Insider que este algoritmo ‘mágico’ chegou depois de terem sido analisados os níveis de açúcar no sangue, o tipo de dieta e outros dados pessoais e de personalidade de 800 pessoas.
Durante uma semana, os participantes tiveram os níveis de açúcar no sangue monitorizados, assim como a frequência e intensidade da atividade física e a rotina de sono. Aquilo que comeram também foi analisado, assim como as fezes dos participantes.
No final dessa semana, os cientistas chegaram ao algoritmo que usou todas essas as características e mais 137 fatores no total para prever as respostas de açúcar no sangue de uma pessoa para diferentes alimentos.
O algoritmo
Ao contrário de contagem de hidratos de carbono ou do índice glicémico, este algoritmo não olha apenas para o conteúdo de nutrientes de uma refeição, mas também para as características da pessoa e a forma como reage ao que come.
Publicado na revista Cell Press, o estudo israelita revela que “existem diferenças enormes” entre as pessoas na capacidade de reação aos mesmos alimentos e que, por isso, cada dieta deve ser personalizada consoante a ‘resposta glicémica pós-prandial’ de cada pessoa.