Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

Está sempre cansado? Descubra os motivos

Sentir-se cansado de vez em quando, o problema é quando essa sensação não passa.

Está sempre cansado? Descubra os motivos
Notícias ao Minuto

07:34 - 19/11/15 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Bem-Estar

Anda sempre sem energia para trabalhar, treinar ou até passear? O seu corpo está a tentar dizer-lhe que algo não está bem.

Quando se sente sempre cansado deve estar atento para tentar perceber os motivos para essa sensação. Geralmente tem que ver com uma desregulação na sua rotina mas também pode ser um sinal de problemas de saúde. A revista Claudia reuniu cinco possíveis motivos para andar sempre cansado.

1. Dorme mal. De acordo com um estudo realizado pelo Brigham and Womens Hospital, nos Estados Unidos, a falta de sono pode alterar a forma como desempenha certas tarefas. O estudo sugere que quanto menos horas dormir, mais cansado e lento fica. E o desempenho piora se essa rotina de poucas horas de sono se repete durante semanas. Tente dormir sempre, no mínimo, sete horas por noite.

2. Alimentação desequilibrada. O cansaço em excesso também pode estar relacionado com uma alimentação inadequada. Certos nutrientes demoram mais a ser digeridos, induzindo o corpo a um gasto calórico maior. Para evitar a fadiga inclua fontes de zinco no seu prato, como sementes de girassol, abóbora e frutos do mar. Este mineral faz com que as células usem de forma mais eficaz a glicose como fonte de energia.

3. Excesso de peso. O excesso de peso exige um esforço maior do coração, dos músculos e dos vasos sanguíneos, o que também pode gerar cansaço.

4. Stress. De acordo com vários estudos o cansaço persistente é um dos sintomas do stress. Tire tempo para desacelerar, relaxar e aproveitar um pouco o seu tempo de lazer. Largue o hábito de estar sempre disponível para o trabalho e quando sair pela porta do escritório não pense mais em trabalho.

5. Saúde debilitada. Se o cansaço é persistente e sem motivo aparente ou se vier acompanhado de outros sintomas como suores noturnos, falta de apetite, dores ou queda de cabelo, deve ter atenção à sua saúde. Neste caso o cansaço pode ser um indício de um problema de saúde como deficiência de vitaminas ou até algo mais grave como hipotiroidismo ou enfisema pulmonar. Se o cansaço persistir durante mais de uma semana procure ajuda junto do seu médico.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório