Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Não sabe o que é a DPOC? Nós dizemos-lhe

Hoje celebra-se o Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC).

Não sabe o que é a DPOC? Nós dizemos-lhe
Notícias ao Minuto

17:11 - 18/11/15 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Saúde

É uma das principais consequências do vício do tabaco e da exposição ao fumo passivo e ambientes poluídos e estima-se que, em 2020, seja a terceira principal causa de morte.

Falamos da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC), uma condição que leva à diminuição da função respiratória e à mudança do tecido pulmonar, o que, por seu turno, tira qualidade de vida ao paciente.

À data da celebração do Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) torna-se importante salientar algumas informações acerca desta doença, ainda desconhecida para muitas pessoas.

Segundo o Portal da Saúde, a DPOC é “um estado patológico que se caracteriza por uma limitação do débito aéreo (ventilação), geralmente progressiva e com reduzida reversibilidade”.

O diagnóstico não é fácil, mas são vários os sintomas que podem ajudar a compreender se se está perante uma doença respiratória crónica. São eles a pieira, tosse ou expetoração crónica ou dispneia (dificuldade em respirar) de esforço, dificuldades respiratórias, cansaço, perda de força, infeções respiratórias e deficiência de alfa1-antitripsnina.

Contudo, existem alguns grupos de risco que devem prestar especial atenção à respiração: pessoas com mais de 40 anos de idade e/ou com história de tabagismo superior a dez anos e pessoas com uma atividade profissional de risco respiratório comprovado (como exposição a poeiras e a produtos químicos).

Quanto à melhor forma de evitar e tratar a doença, diz o Portal da Saúde, existe a “evidência científica de que parar de fumar é a única medida que contraria, efetivamente, a evolução da doença”, mas a oxigenoterapia de longa duração é outra alternativa para combater esta condição.

Desafio lançado a quem sofre de DPOC

E como as redes sociais têm um papel cada vez mais importante na vida das pessoas, a Novartis vai lançar um desafio à comunidade ‘DPOC: Agarrar a Vida’.

Todas as pessoas com DPOC são desafiadas a partilhar uma fotografia que ilustre a superação de um desafio imposto pela doença.

Por cada fotografia submetida, lê-se num comunicado enviado às redações, a Novartis doará dez euros à Associação de Pessoas com DPOC e Outras Doenças Respiratórias Crónicas – RESPIRA.

Para participar, explica a mesma nota, os membros da comunidade devem utilizar a aplicação integrada na página de Facebook ‘DPOC: Agarrar a Vida’. Lá submetem uma fotografia e uma frase que descreva o exemplo de superação.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório