Cerca de 50% da inteligência do seu filho será determinada pelos genes, destaca um estudo publicado recentemente na revista Psiquiatría Molecular. A sua relação com o meio ao longo da vida determinará o resto. Mas, como pode então fazer com que o seu filho seja mais inteligente?
O neuropsicólogo Álvaro Bilbao - e autor do livro ‘El cerebro del niño explicado a los padres’ (o cérebro da criança explicado aos pais, em tradução livre) – explica que “sem os pais, o potencial intelectual da criança não se desenvolve”.
De acordo com o especialista os primeiros seis anos de vida da criança são especialmente importantes para que o seu cérebro crie ligações neurais relevantes.
Para ter um filho inteligente deve dar-lhe amor, cuidar dele e partilhar a sua vida com ele, reforçando condutas positivas, o apoio e as brincadeiras, deixar que se enganem, que socializem e que falem dos problemas, destaca o Dr. Álvaro.
Além, disso, como destaca o El País, vários estudos sugerem outras formas eficazes de estimular e desenvolver a inteligência da criança:
Inscrever a criança em atividades artísticas, como música e teatro;
Não deixar a criança ver televisão até aos dois anos de idade;
Promover o entretenimento cerebral para melhorar a memória a curto prazo Sejam jogos de memória, puzzles, ou atividades criativas.
Não deixar a criança mexer em dispositivos tecnológicos até aos três anos de idade;
Ver filmes em inglês (ou noutra língua estrangeira) com a criança para que esta se vá familiarizando com uma nova língua;
Promover a leitura noturna. Leia uma história com a criança antes de esta ir dormir, vai melhorar a suas capacidades e estratégias de aprendizagem, bem como a criatividade.