Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

Rendimento escolar melhora se horário for adaptado ao ritmo de sono

O neurologista Alexandre Castro Caldas defendeu hoje que o rendimento académico dos alunos pode ser melhorado se o horário escolar for adaptado ao ritmo de sono dos adolescentes, que se deitam mais tarde.

Rendimento escolar melhora se horário for adaptado ao ritmo de sono
Notícias ao Minuto

16:03 - 09/10/15 por Lusa

Lifestyle Neurologia

Em declarações à agência Lusa, o especialista exemplificou que nos Estados Unidos da América os resultados dos alunos melhoraram quando decidiram começar as aulas mais tarde.

"Os miúdos estavam mais despertos, conseguiam trabalhar melhor. É preciso perceber os horários de sono dos adolescentes", afirmou o diretor do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa.

No entanto, defendeu que as medidas não devem ser replicadas de forma universal: Primeiro "é preciso ver o que as escolas estão a fazer" e estudar a realidade de cada país.

As neurociências e a educação é o tema que Castro Caldas leva no sábado ao Congresso Mundial de Educação, iniciado hoje em Lisboa por iniciativa do setor privado.

De acordo com o neurologista, as ciências do cérebro devem contribuir para melhorar o ensino, sendo este um dos temas mais em foco no mundo atual.

A investigação em torno do funcionamento do cérebro pode contribuir "de forma muito significativa" para a forma de ensinar, frisou, acrescentando que nos EUA esta temática está "muito mais desenvolvida".

Além de perceber os ritmos de sono dos adolescentes e adequar o horário escolar, pode também contribuir para melhorar o rendimento dos alunos a presença de atividades na escola como teatro e a música.

"As pessoas trazem a ideia de que é preciso introduzir muito cedo os computadores na escola, mas Portugal é dos países com mais computadores e se calhar não é o mais correto, porque Portugal não é dos que tem melhores resultados", disse.

Para Castro Caldas, é preciso "perceber a importância do teatro e da música nas escolas", uma vez que o exercício da memória e a concentração também se trabalham por aí.

"O teatro, por exemplo, é uma forma de estimular a memória é preciso decorar um texto", referiu.

A dimensão das turmas tem também o seu papel. "Turmas grandes não é o melhor modelo, é preciso uma maior proximidade entre o aluno e o professor. Num país com tantos professores, isso não deve ser um problema", sustentou.

"É preciso que os miúdos percebam que têm dentro da cabeça um computador muito melhor do que qualquer outro", afirmou, defendendo aqui a importância do papel do professor.

O congresso é dedicado tema "A Nova Educação na Era Digital".

Durante dois dias, estarão em Lisboa vários agentes do setor, mas também convidados de outras áreas como o sociólogo Zigmunt Bauman, Prémio Príncipe das Astúrias.

Participam igualmente Maurice de Hond, cofundador das primeiras escolas Steve Jobs e John Jones, especialista em mudança educativa.

O encontro é organizado pela Confederação Mundial de Ensino Privado (COMEP), com sede na Argentina, pela Confederação Europeia de Ensino Privado, com sede em Espanha, e a Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo de Portugal (AEEP).

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório