Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 26º

A dieta ocidental e a acne

“Mais de 80% dos adolescentes que seguem uma dieta ocidental sofrem de acne”, destaca dermatologista Bodo Melnik.

A dieta ocidental e a acne
Notícias ao Minuto

12:14 - 11/10/15 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Dermatologia

Apesar do fator genetico primário subjacente ao aparecimento da acne, vários estudos clínicos e epidemológicos apontam que a dieta ocidental tem grande influência na acne.

Na sequência da sua presença no 2º Congresso Europeu de Nutrição Funcional, o Lifestyle ao Minuto falou com o dermatologista alemão Bodo Melnik sobre a sua especialidade: a acne.

No que toca às principais escolhas alimentares responsáveis por despoletar a acne, Bodo Melnik cita a cientista nutricional nova-iorquina Jennifer Burris, sublinhando que, segundo ela, há três grandes fatores que induzem a acne: hidratos de carbono hiperglicémicos, leite e gorduras saturadas, incluindo as gorduras trans.

Isto porque a composição destes alimentos provoca a ativação da insulina IGF-1 sensibilizando a enzima kinase mTORC1.

Já em 2013 se comprovou que a acne – tal como outras doenças da civilização – é uma doença motivada pele kinase mTORC1, sendo que esta enzima é significativamente desregulada na pele das pessoas que sofrem de acne.

Quanto às recomendações que este especialista dá aos seus pacientes, Bodo sugere a abstenção do leite, dos hidratos de carbono hiperglicémicos e gorduras saturadas, bem como os alimentos que aumentam a mTORC1.

No que toca aos tratamentos, a intervenção dietética deve ser o primeiro passo a tomar. Antibióticos locais, bem como retinóides tópicos também são úteis para tratar acne moderada.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório