Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Cardiologistas 'receitam' música clássica a doentes cardíacos

O tratamento com musicoterapia modifica o ritmo cardíaco e melhora a capacidade de vida das pessoas que sofrem de angina de peito.

Cardiologistas 'receitam' música clássica a doentes cardíacos
Notícias ao Minuto

14:52 - 07/10/15 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Estudo

Os especialistas da Fundação Espanhola do Coração receitam “música clássica para melhorar a qualidade de vida dos doentes cardiovasculares”.

Como reporta o jornal La Vanguardia, esta recomendação tem como base as conclusões dos últimos estudos científicos sobre os efeitos da musicoterapia em pacientes que têm problemas cardíacos, como por exemplo uma angina de peito.

Um estudo publicado no International Journal of Clinical Medicine sugere que ouvir música clássica duas vezes ao dia durante o período de um mês aumenta a perceção da qualidade de vida das pessoas que sofrem de angina de peito em mais de 20%, comparativamente a outros pacientes que não fazem estas sessões musicais.

Para este estudo, os investigadores avaliaram a qualidade de vida de um total de 60 pacientes, entre os 45 e os 65 anos, aos quais havia sido diagnosticada uma angina de peito estável.

“A música tem efeitos sobre as emoções, que por sua vez se traduzem em mudanças biológicas como a diminuição das hormonas de stress, a redução da frequência cardíaca ou a diminuição da tensão arterial”, assegura Regina Dalmau, cardiologista do Hospital Universitário La Paz de Madrid e membro da Fundação Espanhola do Coração.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório